x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 71

acessos 38.833

FCONT Obrigatoriedade

INGRID ALMEIDA BELISARIO

Ingrid Almeida Belisario

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 10:40

Obrigada, Caroline, agora eu consegui gerar dentro do meu sistema de contabilidade essas informações, mas quando vou validar o arquivo ele da um erro dizendo que a conta transitoria de apuração de resultado não foi referenciada e dentro do plano referencial não existe essa conta, alguem sabe como devo proceder?

Escritorio Contabil R.A
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 10:45

No seu sistema, a conta transitoria (do seu plano de contas) deve estar vinculada dentro do plano referencial... Voce vinculou todas as contas? Não sobrou nenhuma? Verifique no seu sistema pois de certo houve lançamento nessa conta e ele nao encontrou o vinculo...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
INGRID ALMEIDA BELISARIO

Ingrid Almeida Belisario

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 13:20

é que a antiga conta "lucros e perdas" não existe no plano referencial, qual conta vocês estão usando para gerar os lançamentos transitorios de apuração do lucro real contábil? Pode ser a "Resultado do Exercício em Curso" e referenciá-la 2.07.07.04.00?

Escritorio Contabil R.A
Daniellen Araujo Silva

Daniellen Araujo Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 16:18

Boa Tarde

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o fcont 2010 para ser entregue dia 30.11.11.

1º a empresa onde trabalho enviou o sped contabil ref. ano 2010 sem o registro I051 plano de contas referencial pois era facultativo, para validar o fcont agora e necessario o registro I051. a duvida e a seguinte vão ficar arquivos diferentes por conta do sped esta sem o plano de contas referencial e no fcont estara com plano de contas referencial?
2º as contas da empresa a serem adequadas são analiticas e sinteticas ou so analiticas?

Thiago Ribeiro dos Santos

Thiago Ribeiro dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:39

Obrigado Saulo!

Só mais uma dúvida. No momento que eu validei o arquivo, um dos erros apresentado é Saldos iniciais credores são diferentes dos saldos iniciais devedores no periodo informado nos registros Saldos Periódicos.

Eu não entendi muito bem, pois essa mensagem aparece na minha conta de duplicatas a receber.

O sr. poderia me ajudar?

Atenciosamente.

Thiago Ribeiro dos Santos
FERNANDO AUGUSTO FUGA BACCARO

Fernando Augusto Fuga Baccaro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 08:23

Ola pessoal.
Estou com um problema. Tenho um cliente que fazemos a sua contabilidade e temos de entregar o FCont, porém o seu programa não gera o arquivo para a importação. Como faço para fazer o FCont manualmente? Quais informações devo utilizar?
Se alguém puder me ajudar agradeço.
Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 10:43

Bom dia Fernando,

Não é o programa do cliente que deve gerar o arquivo para validação e transmissão do FCont e sim o seu programa contábil.

Promova o download do Plano de Contas Referencial publicado no Anexo II do ADE Cofis 31/2011 e crie a paridade (de ... para) com seu Plano de Contas

Tenha em conta que o Plano Referencial será exigido também para entrega da ECD e do e-LALUR em 2012, ou seja, se você não fizer isto agora, terá sérios transtornos futuros.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 11:36

Bom dia Fernando,

A elaboração manual do FCont é possível sim, entretanto explicá-la aqui torna-se inviável pois é extremamente rica em detalhes, por isto bastante extensa. Terá de ser efetuada diretamente no programa (agora na versão 4.1)

O ideal - e a meu ver a maneira mais rápida de elaborá-la - será a aquisição do livro intitulado "FCont" de autoria de Aldenir Ortiz Rodrigues e de outros três, que pode ser adquirido via internet na livraria da IOB.

Este livro é bastante didático e traz um passo-a-passo de como elaborá-lo manualmente abrangendo todos os "percalços".

...

João Paulo Couto Alberto

João Paulo Couto Alberto

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 14:23

Prezados, boa tarde.

A empresa que em 2010 era Lucro Presumido e em 2011 mudou para Real deve apresentar o FCONT em 2011?
E A empresa que era Real em 2010 e passou para lucro presumido em 2011?
Entendo que como o FCONT é de informação de 2010, a empresa que em 2010 era Lucro Real deverá enviar, a que era presumido e em 2011 passou para Real, não deverá informar.

O que vocês entendem?

RAFAEL DAL COLI

Rafael Dal Coli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 08:42

Bom dia,

estou validando o arquivo do fcont 2011 ano calendario 2010 e constata a seguinte mensagem de erro:

a conta resultado 4.4.1.01.4969 utilizada em lançamentos do tipo "TR", "X" e "F" não possui um lançamento de contrapartida do tifo EF que permita o encerramento dos saldos fiscais. O somatorio dos lançamentos EF + TR + F + (-) X deve ser igual a zero.

Não estou compreendendo a maneira correta de efetuar a correção.

Alguem já passou por isso e pode me ajudar???

Rafael Dal Coli
Profissional da área contábil
Fone: (19) 9385-7224
Skype: rafael.libra
E-mail: [email protected]
gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 11:26

Bom dia tenho uma situação complicada no escritorio recebemos um clinte lucro real em 04/2011. efetuamos contato com o outro escritorio para ver se eles poderiam elaborar o Fcont 2010eles se negaram dizendo que temos contições de elaborar e ponto.
Como não temos os lançamento de 2010 em nosso sistemo devo lança manualmente no proprio sistema do Fcont ou poderia lançar os saldo em 31/12/2010 para que o sistema faça a conciliação co m o plano referencial.
Minha pergunta é o que seria melhor realizar lançar manualmente ou relaizar o sistema.
grato

RAFAEL DAL COLI

Rafael Dal Coli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 11:47

Bom dia Gilberto,

Segue link da Resolução CRC SP nº 1040/09, que trata da responsabilidade técnica do outro contador.

Comentando sua pergunta, eu efetuei todos os lançamentos manualmente. Não tive tantos problemas, claro que o cuidado para não errar foi enorme

Rafael Dal Coli
Profissional da área contábil
Fone: (19) 9385-7224
Skype: rafael.libra
E-mail: [email protected]
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 13:53

Boa tarde Gilberto,

O correto e ideal é que o responsável pela escrituração contábil que o antecedeu elabore o arquivo referente a parte que lhe coube e que você elabore a sua parte.

Seu programa contábil deve ser capaz de mesclar os dois arquivos para validação e transmissão referente ao período inteiro. Caso isto não seja possivel e não queira exigir do antigo contador o arquivo em questão, não lhe resta outra alternativa que não a de elaborá-lo manualmente.

...

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:18

a gentileza e o senso de colaboração desse forum realmente é incrivel.
Realizei novo contato solicitando o arquivo ficaram de me encaminhar.

Rafael e saulo se o arquivo não vier talves irei precisar de algumas dicas de como realizar manualmente.
muito obrigado pela ajuda.

Marcilene Oliveira

Marcilene Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 19:06

Boa Noite,

Ja efetuei a importação e validação do FCONT, porém ao analisar o balancete fiscal, observo ao diferido nao foi adicionado minhas despesas pré-operacionais. Qual o lançamento que devo fazer?

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 11:55

Boa tarde!

Thais,
Seja bem vinda ao forum contabeis.
Art. 7º Fica instituído o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) para fins de registros auxiliares previstos no inciso II do § 2º do art. 8º do Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, destinado obrigatória e exclusivamente às pessoas jurídicas sujeitas cumulativamente ao lucro real e ao RTT.

FCONT Link.

Wellington Resende.

Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 16:57

Pessoal, boa tarde

Acho que vou ter que voltar pra escola. Vejam o meu problema:

Na validação FCONT do arquivo gerado pelo meu Prog.Contábil, deu a seguinte mensagem em diversas contas (acho que em todas):

"O NIVEL DA CONTA SUPERIOR DEVE SER IGUAL A 4"

Conversando com meu suporte, me disseram que meu Plano está errado, com um grau faltando.

Abaixo dou um exemplo:

3. RECEITA
3.01 RECEITA LIQUIDA
... (suprimi 3.01.01 e 3.01.02)
3.01.03 IMPOSTOS INCIDENTES
3.01.03.00.008 = COFINS

No caso da conta "Cofins" disseram-me que o "00" está sobrando.

Estou realmente errado?

O correto seria 3.01.03.008 = COFINS ?

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
ROSANI MARIA EPPING

Rosani Maria Epping

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 17:24

Boa tarde , pessoal

Estou com a seguinte duvida o meu sistema gerou o arquivo do Fcont.

No meu plano a conta 2.4.1.01.001 Capital Social Realizado, no plano referencial tem somente a opção 2.07.01.01.00 Capital Subscrito de Domiciliados e Residentes no Pais.
Mas ao gerar a validação da a seguinte advertencia : A natureza da conta referencial utilizada é diferente da natureza da conta contábil do registro I050.Verifique se a situação está correta.
Por favor se alguem tem poder me ajudar,
desde ja agradeço
Obrigada
Rosani

Master Assessoria Contábil
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.