x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 21.051

DCTF em atraso de Associação Sem Fins Lucrativos

MÁRIO BORGES DE SOUSA

Mário Borges de Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 14:44

Olá pessoal!!

Preciso de uma ajudinha.

Estou com um pequeno problema.

Peguei uma Associação sem fins lucrativos para regularizar e estou com uma pequena dúvida em relação a DCTF, a associação está em atraso desde de 2006 em relação e DCTF, dei uma olhada na situação fiscal no site da Receita Federal e lá consta pendências na informação da DCTF referente aos SEMESTRES de 2006 a 2009.

Pois bem, eu preciso informe todo as DCTF referente a cada SEMESTRE ou se eu apenas informa a 2º SEMESTRE e constar como a PJ esteve inativa no semestre anterior ao desta DCTF, resolve?

Obrigado amigos, aguardo respostas!!!

MARCOS MOREIRA

Marcos Moreira

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 16:56

Sugiro que vc verifique primeiro as DIPJs. Se possível, entregue as DIPJs primeiro, principalmente se nestes anos a Associação esteve Inativa. Se não me falha a memória existe uma dispensa de apresentação da DCTF no ano seguinte ao da apresentação de uma DIPJ Inativa.

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 17:51

Mário, primeiramente tens que ver se a associação está inativa e a partir de quando. Lembrando que no ano da constituição ela não é inativa, pois a cosntituição é considerada uma movimentação patrimonial.

2 - Pessoa Jurídica Inativa - Conceito

Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.

Atenção:

O pagamento, no ano-calendário a que se referir a declaração, de tributo relativo a anos-calendário anteriores e de multa pelo descumprimento de obrigação acessória não descaracteriza a pessoa jurídica como inativa no ano-calendário.

A partir do ano seguinte que ela estiver inativa, ela está dispensada da entrega da DCTF mas deve entregar a DIPJ Inativa.

Se a empresa não estiver Inativa durante este período, tens que entregar todas as DCTFS, mesmo que não tenhas saldo a declarar.

Tens que ver se a associação também não está enquadrada para entrega da Dacon.

Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 15:35

Boa tarde caros colegas do forum!
Preciso informar DCTF e DIPJ de uma Associação de moradores inativa desde 2006. Gostaria de saber se ela vai pagar as multas somente referentes as DIPJ atrasadas? Pois sei que para empresa inativa não é necessário informar DCTF, porém, ela não declarou no mês de dezembro de cada ano os meses que não teve movimento a informar na DCTF. Estou com dúvida e preciso de esclarecimentos,agradeço a quem poder me ajudar.


Atenciosamente
Regislândia

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 17:05

Boa tarde Regislândia,

Se esta entidade esteve inativa desde 2006, a entrega das DCTFs e da DIPJ é indevida, a declaração anual a ser entregue é a DSPJ.

...

MARCOS MOREIRA

Marcos Moreira

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 17:21

Regislândia, creio que o que o Celso quis lhe dizer é que vc deve inicialmente apresentar as DSPJ como Inativa. Na sequência, a própria Receita vai detectar que se a declaração entregue é de inatividade, não cabe a exigência das DCTFs até o período de apuração 12/2009. Já com relação ao período de apuração 12/2010, é provável que a Receita continue exigindo, tendo em vista que para esta apuração foi criada uma nova versão da DCTF onde a informação de ausência de débitos passou a ser exigida em um formato diferente.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 17:41

Boa tarde Marcos,

Agradeço-lhe pela "tradução" da minha resposta. O que eu quis dizer é exatamente aquilo que você disse de forma (reconheço) bem mais didática e compreensível.

A única ressalva fica por conta de meu nome que a despeito de nem tão bonito quanto, não é Celso.

...

Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 12:56

Ola, meu colegas do forum!

O Marcos e o Saulo muito generosamente me responderam sobre a dúvida da DCTF de associação inativa, porém, tenho outro questionamento.

Fui informada pelo presidente dessa associação que as DCTf atrasadas desde 2006 foram informada e isso incidiu multa de R$ 800,00, já com o desconto de 50% por informação voluntária. Minha dúvida é se posso solicitar a restituição desse valor ? e se o faço por PERD/DECOMP.

Agradeço novamente a quem me informar
Regislândia

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2011 | 08:45

Bom Dia
Caros Colegas,
Recebi de outro contador uma sem fins lucrativos e a primeira coisa que fiz foi verificar a situação fiscal, e me deparei com uma multa de 5 dctfs. não entregue e multa de 1.000,00. tudo bem a Igreja vai pagar, só que a minha duvida é a seguinte; só basta eu fazer os darfs. com as multas e pagar ou tenho que enviar as 5 dctfs. atrasadas (2007/2008).?? Aguardo abraços.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2011 | 11:20

Bom dia Osvaldo,

Pagar as multas não é o bastante, pois a obrigação continuaria.

Vale dizer que além de pagar as multas você terá (sim) que elaborar e transmitir as DCTFs em questão. A bem da verdade a responsabilidade pelo cumprimento desta obrigação e pagamento das multas desencadeadas é do contador que o antecedeu.

...

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2011 | 13:49

Caro Saulo
Quero agradecer a vc. sempre, pois vc. sempre esta disposto a responder prontamente;
muito obrigado meu amigo e que Jesus o abençoe.
abraços.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.