x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 621

pessoa física equiparada a jurídica

Fabiana Souza

Fabiana Souza

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 27 maio 2011 | 16:52

boa tarde! Tenho um cliente q faz pagamento a uma empresa de representação comercial da seguinte forma: o representante emite nf de serviços (cnpj) c/retençao IR, mas meu cliente deposita na conta física deste representante, daí meu cliente questionou c/o representante por ser conta p física, ele disse por ser equiparado a física pode fazer assim, está correto?, como o repr. vai declarar isso? no aguardo, att

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 10:49

Fabiana
boa tarde


Para o representante a compravação dele da PJ para PF será feito na forma de pro labore (rend tributavel) ou lucros (rendimento isento), ele deve manter a contabilidade da empresa separadamente de sua pessoa fisica.

Para evitar questionamentos de PJs em processos trabalhistas alegando vinculo empregaticio, algumas empresas adotam em sua politica em pagar o prestador PJ somente em conta juridica.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.