x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.281

Retenção de IRRF

Mariana Dumont

Mariana Dumont

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 09:08

Bom dia!

Pessoal, me ajudem com uma situação.

Exemplo: No ano de 2010 houve uma retenção de R$100.000,00 aprox. sobre aplicações financeiras, porém este valor está no ativo da empresa mas não foi aproveitado na apuração do Imposto de renda (lucro real anual) em 2010, posso aproveitá-lo em 2011, na apuração do período Maio/2011?

Agradeço.

Mariana

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 12:43

Mariana, valores retidos e não aproveitados entram no cálculo do saldo negativo do IRPJ. Depois de entregar a DIPJ referente ao ano de 2010, poderá compensar este valor através de Perdecomp, caso a empresa gere saldo negativo, claro.

Você já finalizou a declaração de 2010?

Mariana Dumont

Mariana Dumont

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 12:58

Olá Isis..

Então, ainda não fiz a DIPJ, irei informar lá este valor. A Empresa gerou saldo negativo, porém sem o valor do IRRF, por isso gostaria de utilizá-lo agora para a apuração de Maio porque sei que vai dar um valor alto a compensar (não pagamos, sempre compensamos)

Att.

Mariana

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 12:51

Mariana, como é de ano anterior, para compensar você só pode fazer através de perdecomp de saldo negativo. As retenções do ano você abate diretamente do valor a pagar. O que não foi compensado no ano, vira crédito.
Você não precisa esperar o envio da DIPJ para montar a primeira perdecomp, mas para fazer a primeira Perdecomp, você terá que ter pelo menos uma base dos valores que compõe o saldo negativo (pagamentos e compensações, se houver, informes de retenção). No site da Receita tem um curso à distância sobre perdecomp que pode te ajudar. Caso depois se verifique que o valor do saldo negativo mudou, terás que retificar o valor do crédito na perdecomp.
O saldo negativo de IRPJ e CSLL pode ser compensado com vários tributos não somente com IRPJ e CSLL.

Se a empresa tem já tem saldo negativo, quando você informar mais este valor, o saldo negativo irá aumentar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.