x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.079

Aviso de Cobrança - SN

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 13:28

Adriano
Boa tarde


Não há uma data limite, o correto é a empresa não deixar o imposto em aberto, pois o simples fato de não pagar já é motivo de exclusão.

LC 123/2006
Seção II
Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional
Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte:
(...)
V - que possua débito com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, cuja exigibilidade não esteja suspensa;


Considerando o procedimento tomado pela RFB o ano passado, as empresas que haviam sido notificadas e que não quitaram o debito até o final do ano não migraram para o simples no exercicio seguinte e foram excluidas de oficio.


Heloisa Motoki

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 13:43

Boa tarde Adriano,

A última cobrança do Simples Nacional que a Receita Federal fez (débitos de 2007 e 2008) aguardou até 31/12/2010 para que o pagamento fosse efetivado excluindo as empresas que não pagaram (até aquela data), a contar de 01/01/2011

Quero crer que este ano não será diferente ou seja, a exclusão dar-se-á a contar de 01/01/2012, logo as empresas terão até 31/12/2011 para quitarem tais débitos.

...

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 13:00

Elisabete
Boa tarde


Na minha opinião avisar estaria beneficiando os maus pagadores.

Procuro orienta meus clientes que ao abrir uma empresa ele deve manter os impostos em dia, a RFB até dispoe de formas de apurar o imposto considerando o recebimento do valor (dá mais trabalho, mas é mais justo) que não devem ficar esperando anistia do governo até para sobrevivência do negócio dele.


Heloisa Motoki


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.