x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 981

Impostos e Declarações

Lílian Mendonça de Oliveira

Lílian Mendonça de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 11:51

Estou com uma empresa, onde o contador antigo calculou os impostos da empresa como Simples Nacional sendo que a mesma não era. Em 2008 ele calculou somente 4 meses. os outros não foram entregues e a DIPJ foi entregue como se a empresa estivesse INATIVA.
Em 2009 o contador não fez nenhum calculo e não entregou nenhuma declaração.
No meu entendimento eu devo fazer todos os calculos como LP e entregar as declarações como DCTF, DACON, DIEF e DIPJ.
Gostaria de saber de vocês caros colegas se tem outra maneira de acertar esta empresa, para que não fique muito salgado para a mesma.

Desde Já Obrigada!

Lílian Mendonça de Oliveira
LM Contabil
Tec. Contábil
Tel.: (27) 30754802
Cel.: (27) 98043193 / 88094546
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 13:25

Lilian
Boa tarde


Vc deve verificar qual a tributação a empresa foi tributada,na DIPJ o contador não teria como entregar na condição de INATIVA o que ele conseguiria fazer é declarar em alguma tributação mas sem movimento.

Sugiro que vc:

1) Faça uma pesquisa no portal do simples para identificar se é optante ou não

2) Não sendo optante certifique da movimentação em 2008 para entregar as obrigações acessorias (se ele entregou a DIPJ e a empresa poderia se enquadrada como INATIVA acho que vc não consegue reverter)

3) Se em 2009 não sendo simples, veja primeiro a possibilidade do enquadramento como INATIVA pois a entrega de obrigações em atraso acarretará em multas.

Lembrando que para ser INATIVA a empresa não pode ter movimento fiscal, financeiro e operacional em seunome


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Lílian Mendonça de Oliveira

Lílian Mendonça de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 13:40

Heloisa Motoki

1) Fiz a pesquisa antes de postar e esta empresa no periodo 2008 e 2009 não era optante pelo Simples.

2) Em 2008 a Empresa teve movimentação fiscal mas a contabilidade antiga entregou a Declaração de inativa. Mesmo tendo calculado os impostos de janeiro a abril como optante pelo Simples sem ser.

Não sei como ele conseguiu entregar a declaração de Inatividade.

3) Em 2009 a Empresa teve movimentação fiscal, mas a contabilidade não apresentou nenhum calculo e nenhuma declaração.

Estou na dúvida de como agir, se calculo os impostos referente a 2008 e 2009 e faço as obrigações fiscais exigidas como Lucro presumido ou se continuo a idéia do outro contador e entrego como Simples (o que seria continuar no erro).





Lílian Mendonça de Oliveira
LM Contabil
Tec. Contábil
Tel.: (27) 30754802
Cel.: (27) 98043193 / 88094546
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 14:19

Boa tarde Lilian,

Se você foi contratada para regularizar e dar continuidade na contabilidade desta empresa, se já sabe (com segurança) que o contador que a antecedeu estava errado, não deve, em hipótese alguma, dar continuidade aos erros até então cometidos.

Calcule os impostos e contribuições desde 2008 pela sistemática do Lucro Presumido, elabore as DCTFs, os DACONS e as DIPJS antes de transmití-las reúna-se com os interessados para que tomem conhecimento da custo tributário e de seus serviços para regularização.

Caso não queiram e a "convidem" a persistir no erro, provoque a rescisão do Contrato de Prestação de Serviços convicta de que estará agindo certo e com isto evitando sérios transtornos em futuro não muito distante.

...

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 14:21

Lilian
boa tarde


Se a empresa apresentou movimento fiscal e não é optante do simples vc deve entregar as obrigações acessórias como lucro presumido ou lucro real (considerando a situação a primeira opção seria a melhor)

Se vc entregar como simples não terá depois como se "defender" junto ao órgão e continuará com o problema.

Sugiro que vc deixe essa decisão ao seu cliente, oriente a ele do que é certo. Se ele pagou um contador para fazer o trabalho e o mesmo não agiu de forma correta ele pode buscar junto ao CRC de fazer com que o mesmo arque com os prejuizos causados.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.