x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.004

Comprovante de renda para contador autonomo

CESAR AUGUSTO PEREIRA

Cesar Augusto Pereira

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 23:26

Caros Colegas Contabiilistas.
O Banco do Brasil está atualmente aplicando regras para atualização cadastral de forma equivocada. Gostaria de saber se existe a obrigação de emissão de DECORE para comprovação de renda ou o IRPF já é suficiente para tanto.
Sou profissional devidamente registrado no CRC e preciso atualizar os meus dados junto a essa instituição financeira. Estão me exigindo uma DECORE, creio que não seria ético fornecer esse documento em beneficio proprio. Solicitar para um colega, tambem iria ferir o campo ético, pois ele não possui informações que constam em meu IRPF. Pergunta-se o que fazer?
Emitir ou não emitir, eis a questão.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 10 junho 2011 | 06:56

Cesar Augusto Pereira

Seja bem vindo ao forum.

Na minha concepção será anti-ético se voce informar uma renda que não seja real.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 10 junho 2011 | 08:23

César,
Os bancos usam deste decore para ter mais um responsável (contador) ou fiador pelas transações financeiras, além dos próprios avalistas, isto é coisa de Brasil. Se não houve outro jeito, eu faria sim a decore, desde que a mesma esteja de acordo com a minha realidade.

Esta é apenas a minha opinião, UM ABRAÇO.

Rogerio de Souza Santos
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 10 junho 2011 | 22:53

Cesar, boa noite.

Mesmo que alguns clientes estejam dispensados de apresentar a DIRPF, adotei o critério de continuar fazendo de todos eles, mesmo os dispensados, justamente por prever a exigibilidade por parte dos bancos da Decore pela faltas das referidas declarações.

Dessa forma, na renovação de cadastros, não emito decore, simplesmente encaminho a DIRPF, que têm sido aceito pelo próprio BB sem quaisquer ressalvas.

Do contrário, além de atender ao fisco, para que mais serviria tal declaração, a não ser a comprovação dos rendimentos, bens e dívidas dos contribuintes?

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.