x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.907

cooperativa educacional sem fins lucrativos

PATRICIA DO NASCIMENTO FERNANDES

Patricia do Nascimento Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 00:25

Boa noite.

Estou com uma duvida referente qual taxas e impostos de uma cooperativa educacional sem fins lucrativos?
A cooperativa é isenta de PIS e COFINS?
A aliquota dos impostos são diferenciados? Qual seria essa aliquota?
Seu registro é na Junta Comercial ou cartório?
Qual seria uma fonte de pesquisa confiavel para futuras duvidas com relação a legislação?

Desde ja agradeço.

Patricia.

Ede Maria Reis Ferrao

Ede Maria Reis Ferrao

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 09:07

Patricia, sou Ede Maria, consultora Contabil e Gestora de Cooperativas, sou tambem a representante da Contabilcoop, site onde voce enviou email sobre esta questão,
já respondi suas dúvidas por email e acessando este forum, vi que existem mais dúvidas,
Quanto a parte tributária já encaminhei por email,
Mas aqui vejo que tem duvida quanto ao registro>
O registro da Cooperarativa é na Junta Comercial.
Qualquer dúvida me encaminhe por email ou aqui neste forum mesmo.
Voce está fazendo qual curso?
Um abraço.

Ede Maria Reis Ferrao
Contabilista e Gestora de Cooperativas
https://www.contabilcoop.cnt.br
[email protected]
Fabiano Alves de Azevedo

Fabiano Alves de Azevedo

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 23:47

Ede, boa noite! Meu nome é Fabiano e trabalho em uma cooperativa de alunos ligada a uma escola agrotecnica,esta cooperativa comercializa produtos o restante dos produtos não consumidos pelos alunos e tambem presta serviços a sociedade (analise de solo, organização de eventos de agronegocios) tanto a comercialização quando a prestação de serviço eu considero como ato cooperativo correto? quais impontos incidem sobre estes.

Grande parte das receitas da cooperativa retornam para os alunos em forma de ajuda em cursos, palestras e eventos etc.

Grato,

Fabiano Azevedo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.