x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.126

Comércio varejista de vendas de motos

Cléia Lourenço

Cléia Lourenço

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 14:28

Boa tarde,
Antes, gostaria de agradecer pelo portal Fórum Contábeis, que sempre me auxilia nas dúvidas.
Gostaria de pedir mais uma vez ajuda de vocês, estou com uma dúvida sobre uma empresa de comércio varejista de motos usadas, ela é optante pelo simples nacional. A dúvida é a seguinte: No momento da venda da motocicleta o imposto a recolher é pelo lucro? Ou seja, diferença da compra e venda (Ex.: se compra no valor de R$5.000,00 e venda a R$8.000,00), deve se calcular sobre os R$3.000,00? E como preencher o valor na nota fiscal de venda?

a outra dúvida é sobre as atividades cerealista, atacadista, indústria? Gostaria de saber onde posso encontrar informação sobre cada uma, ou seja, a diferença entre elas, as obrigações, qual a que pode optar pelo simples, qual pode ser firma individual ou limitada.
Cléia.

Douglas Adolpho

Douglas Adolpho

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 15:25

Cleia boa tarde.

Sua empresa é optante pelo simples nacional, entao ela nao pode recolher o imposto sobre o lucro, tera que recolher sobre o valor total da mercadoria. Por isso que aconselho voce a alterar a empresa para lucro presumido, assim voce pode pagar o imposto sobre o lucro.

Espero ter ajudado.

-------------------------------------------------------

Outra duvida.

Sobre optar pelo simples, escolha primeiramente um cnae. Apos va ate o campo FERRAMENTAS aqui do forum e consulte se o cnae é permissivel ser optante pelo simples.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.