x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.506

opção pelo simples nacional

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 12:21

Boa tarde, oque deve ser feito quando uma empresa que deveria ter entrado no simples deixou o prazo correr e não fez a opção pelo simples nacional ?
Como arrumar isso agora ?


Desde já agradeço, obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 16:47

Boa tarde Jorge,

Se esta empresa "perdeu o prazo" para solicitar a adesão a sistemática do Simples Nacional, não tem outra alternativa que não a de agendá-la novamente em Dezembro deste ano para vigorar a partor de 01/01/2012.

...

Debora Conde

Debora Conde

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 16:18

Saulo, boa tarde
A alteração contratual foi registrada em 31/01/2012, não deu tempo de optar pelo simples... bem.. estou com os documentos do enquadramento de ME registrados com essa data e somente poderei faze-lo em Janeiro do ano que vem.
Minha duvida eh.. no FCPJ fiz somente as outras alterações do mesmo instrumento. Endereço e atividade. Como deverei proceder no envio de documentos a Receita? e o ano que vem ccomo farei? a Opção pelo site?
Grata

Charles Henrique

Charles Henrique

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 16:28

Debora Conde,A opção pelo Simples Nacional somente poderá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção.

1. Na hipótese de início de atividade no ano-calendário da opção, a partir de 01/01/2009, a ME e a EPP, após efetuar a inscrição no CNPJ, bem como obter a sua inscrição municipal e estadual, caso exigíveis, poderão efetuar a opção pelo Simples Nacional no prazo de até 30 dias contados do último deferimento de inscrição.

2. A ME ou a EPP não poderá efetuar a opção pelo Simples Nacional na condição de empresa em início de atividade depois de decorridos 180 (cento e oitenta) dias da data de abertura constante do CNPJ.

Charles Henrique
Analista Contábil
Debora Conde

Debora Conde

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 16:33

Charles obrigado, mas continuo com o problema. o registro de ALTERAÇÂO CONTRATUAL foi feito em 31/01 no ano corrente.
Estou fazendo as outras alterações do documento.. Endereço e Razão social. minha duvida é no FCPJ não vou colocar o codigo de alteração de porte da empresa.... só poderei fazer isso em Janeiro -ok.
Porque não tenho como enviar o enquadramento de ME sem fazer a opção pelo simples... essa é minha duvida
obrigado

Charles Henrique

Charles Henrique

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 16:44

Nesta alteração que esta fazendo você esta transformando ela em ME (o que eu entendi), e esse enquadramento pode ser feito mesmo não sendo inclusa Simples Nacional neste momento.

A inclusão só pode ser feita em Janeiro, salve os caso de Inscrição Estadual e Municipal novos e não ultrapassando 30 dias da criação dos mesmos.

Charles Henrique
Analista Contábil
Debora Conde

Debora Conde

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 16:48

Exatamente.
Minha duvida era essa se poderia alterar o porte sem optar pelo simples pelo motivo de não estar mais no prazo.
Farei a opção em Janeiro de 2013.
Muito obrigado pela ajuda...
Abs

Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 10:05

Pessoal, bom dia! Tenho o caso abaixo, gostaria de saber se poderia ter sido feito o enquadramento desta empresa no Simples Nacional?

Empresa A > Lucro Presumido em 2011
Faturamento em 2011: 1.350.000,00
Sócia X com 50% das quotas, nesta empresa desde abertura (05/2009)

Empresa B > Lucro Presumido em 2011
Faturamento em 2011: 2.275.000,00
Sócia X com 1% das quotas, entrou na sociedade em 28/12/2011.

Total do Faturamento em 2011: 3.625.000,00

Em Janeiro de 2012 foi feito e aprovado a opção no Simples Nacional de ambas , poderia ter sido feito????

Por favor, ajudem!
Abraço
Obrigado

Grato
Leandro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.