x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 4.752

Dctf - Postos de Combustível

ANTONIO ERNANDES

Antonio Ernandes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 10:55

Bom Dia.

Tenho dúvida com relação a seguinte situação:

- Ramo de Atividade: Posto de Combustível
- Tributação: Lucro Presumido

Se a alíquota do PIS e da COFINS é 0(zero), como fica a situação(preenc himento) das DCTF´s nos dois primeiros meses de cada trimestre (Jan/Fev, e Abr/Mai, Jul/Ago e Out/Nov) ?

A minha dúvida foi gerada pelo fato de que, no momento da transmissão da DCTF, se a mesma tiver zerada o sistema não concluirá a transmissão. Os meses em que terão valores a informar, somente serão nos meses do final de cada trimeste, época em que se fará a apuraçãod IRPJ e CSLL, trimestrais.

Se eu não entregar esses meses citados (Jan/Fev, e Abr/Mai, Jul/Ago e Out/Nov), serei penalisado com multa ?

Espero está sendo claro no meu quetionamento e não está fazendo questionamento sem sentido.

Ficarei grato pela ajuda.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 12:44

Antonio
Boa tarde

Se não foi gerado Pis e Cofins nos dois primeiros meses do trimestre simplesmente vc não informa nada, pois a DCTF sem movimento não é mais aceita pelo sistema.
Sómente na DCTF do mês de dezembro vc vai informar os meses em que não houve movimento.
Entregue normalmente as DCTFS relativas aos ultimos meses de cada trimestre quando é gerado o IR e a CSLL.


abraço

Afonso Oliveira

Afonso Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 14:33

Correto, a DCTF só deve ser entregue nos meses que houver "DÉBITO", ou seja, como você não tem débito mensalmente então somente irá entregar a cada trimestre quando houver o IR e CSLL a pagar, ou se não tiver débito de IR e CSLL no mês mas o trimestre anterior tiver tido divisão de quotas tambem deve ser entregue.

E tambem deve entregar a ultima do ano, referente a dezembro, informando os meses que não houve débito a declarar.

Paulo Alves da Silva

Paulo Alves da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 17:15

Boa tarde;

Apenas complementado a resposta dos amigos acima, deve se atentar a todos os debitos federais, IRRF, IOF, CSRF e outros debitos federais que vierem a ser pagos geram a obrigatoriedade da entrega da DCFT.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 16:30

Prezados, boa tarde.

Só complementando a informação do Paulo, existem ítens no estoque de um posto de gasolina que são tributados normalmente pelo PIS-COFINS, (lubrificantes, por exemplo).

A excessão vale somente para os combustíveis.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.