x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.750

Retificação IRPF

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Prata DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 11:09

Olá amigos, estou com uma dúvida e peço ajuda.

Um cliente entregou seu IRPF em 2010/2009, lançando sua esposa como dependente, porém deixou de informar os rendimentos que ela teve em 2009.
Foi pendenciada a declaração e tenho a opção de simplesmente lançar os rendimentos da esposa e pronto, conclusão, o valor de imposto que ele tinha antes de lançar os rendimentos da esposa era a restituir, agora com os rendimentos da esposa é a pagar.

minha pergunta é:
posso, mesmo já tendo anteriormente informado a receita que a esposa era sua dependente, simplesmente excluir ela de dependente?
Pois assim ainda sobra um valor a restituir.

Obrigado !

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 23:30

Alberto
Bom dia


A retificação para exclusao da dependente é permitida, só não é possivel a troca do modelo.

O que vale vc analisar é se a esposa é obrigada a entregar DIRPF pois excluindo ela como dependente, e ela sendo obrigada, vc terá o imposto de renda para entregar e terá a multa pelo atraso.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.