x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 863

Empresa de informática pagando 12% de SIMPLES?

Patrick Coelho

Patrick Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Desenvolvimento
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 11:07

Prezados,

Tenho uma empresa de criação de software (CNAE 62.01-5-00), eu sou empresário único. Ela fica em Niterói/RJ.

Quando eu tinha 3 funcionários, eu pagava em torno de 6% no SIMPLES. Hoje sou único na empresa desde janeiro e meu SIMPLES subiu para 12%.

Estou desconfiando de que seja uma incompetência da empresa que contratei para fazer a contabilidade, pois 12% está muito pesado.

Alguém saberia dar alguma ajuda no assunto?

Atenciosamente,

Patrick Coelho

JOSE REIS GONÇALVES

Jose Reis Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 24 junho 2011 | 11:28

bom dia contribuinte

sou contador e li seu questionamento s/ o valor apurado do simples. sempre o contador é o mais visado para ser o culpado, mas neste caso não, pois o calculo do simples nacional é feito pelo programa do simples no site da receita federal c/ base na média do faturamento dos ultimos 12 meses, sendo que o contador apenas alimenta o programa com os valores do mes.

atenciosamente
jose reis

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 24 junho 2011 | 11:34

Bom dia Patrick

Segundo os Incisos IV e V, § 5º-D, Artigo 18º da Lei Complementar 123/2006 , a elaboração de programas de computadores, inclusive jogos eletrônicos (desde que desenvolvidos em estabelecimento do optante) e o licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação, estão sujeitos as alíquotas do Anexo V.

Face a isto sujeitam-se também a famigerada Relação ou "Fator R" própria deste anexo, que nada mais é do que o percentual encontrado na relação entre a receita acumulada e a folha de salários. Este fator é que determinará qual o aliquota a ser aplicada sobre suas receitas.

Naturalmente quanto menor o percentual - relação entre receitas e folha de salários -, maior será a alíquota, ou seja, uma folha de salários maior fará com que a alíquota a ser aplicada seja menor. O inverso é verdadeiro.

Com isto o governo pretendeu estimular o emprego. Paga menos imposto quem empregar mais, o que justifica o aumento do Simples diante da diminuição do número de funcionários que você tinha.

Diante do exposto, é importante que antes de acusar seu contador de incompetente, reuna-se com ele e solicite explicações acerca do assunto. Estou certo de que você mudará de opinião.

...

Patrick Coelho

Patrick Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Desenvolvimento
há 13 anos Domingo | 26 junho 2011 | 00:49

Já me reuni com ele mas faltou a explicação que vocês me deram.
O que eu sinto falta também é de alguma manobra para reduzir o imposto. Esses 12% estão quase inviabilizando minha atividade.

Conheço outras empresas no mesmo ramo com somente uma pessoa que paga 6% de imposto. A diferença é que eles nunca tiveram funcionários.

Aí pergunto... Não existe nenhuma solução para abaixar esta carga de imposto alta?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.