x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.561

Fenacon solicita prorrogação do REFIS da Crise

Claudio Teles

Claudio Teles

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 09:32

Fonte: Fenacon

A Receita Federal do Brasil divulgou que cerca de 60 mil empresas foram excluídas do Refis da Crise porque não consolidaram os débitos até o dia 30 de junho.



Por esta razão, a Fenacon solicitou ao subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal do Brasil, Carlos Roberto Occaso, a prorrogação do prazo de 30 de junho para 31 de julho de 2011.

De acordo com o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, a entidade está preocupada com a quantidade de empresas que perderam os benefícios, mais 40%. “Com a dilatação do prazo esperamos alcançar o maior número possível de empresas”.

Na minha opinião, eu acredito que muitas empresas não cumpriram o prazo de adesão por pura e simples falta de caixa.
Elas passaram o ano de 2009 e 2010 antecipando os pagamento, e na hora da consolidação descobrem que tem que pagar o equivalente de 3 a 6 parcelas para ter o seu parcelamento consolidado.
Vejo essa cobrança como uma atitude arbitrária por parte da RFB, afinal, o contribuinte respeitou as regras impostas antecipando pagamentos, mesmo antes de conhecer o que é efetivamente devido.

Claudio Teles
Salvador - Bahia
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 13:55

Boa tarde,

Ainda que concorde (não concordo) com sua opinião acerca da "falta de caixa" fico me perguntando:

Se tais empresas não tinham nem R$ 100,00 para pagar as primeiras 19 ou 20 parcelas do referido parcelamento, como farão para pagar as outras que virão (e serão de maior valor) se a Receita Federal resolver prorrogar o prazo para a consolidação?

Substitua o termo "falta de caixa" por "falta de interesse" e concordarei plenamente com você.

Ainda assim é louvável a atitude do Presidente da Fenacon que aos poucos se especializa em "pedir prorrogação".

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.