x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 4.642

DCTF entregue em atraso e não gerou notificação

JULIANA MENEZES NUNES

Juliana Menezes Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 11:50

Bom dia!

Pessoal a DCTF ref. a maio venceu ontem, 21/07/2011, esqueci de enviar uma declação e enviei hoje 22/07/2011, mas não gerou nenhuma notificação sobre o atraso na entrega, só saiu o recibo normal, como se tivesse sido enviado dentro do prazo.
Como proceder?
Muito obrigada!

JULIANA MENEZES NUNES

Juliana Menezes Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 14:39

Mas nesse tópico ela fala q no recibo saiu a informação q a declaração foi entregue fora do prazo e no meu recibo não saiu essa informação não, o recibo é igualzinho ao enviado na data certa, não tem nenhuma informação a mais.

ANA CLAUDIA DOS SANTOS

Ana Claudia dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 15:25

Juliana boa tarde,

Assim como você tambem perdi o prazo ref. a dctf Maio, no meu caso saiu a Notificação juntamente com o Recibo de transmissão. Acredito ser difícil não ter gerado, uma vez que o sistema é automatico, seria melhor você efetuar uma pesquisa de situação fiscal atraves do E-Cac para verificar se consta a Pendência.

JULIANA MENEZES NUNES

Juliana Menezes Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 07:46

O que acho mais estranho é isso, não ter saído nenhuma notificação, nem no recibo saiu informação sobre o atraso.
Já consultei o E-Cac, mas até agora não existe nenhuma pendência.
Meu receio é perder o abatimento de 50%.

Sinceramente, não sei o fazer!

SANDRA REGINA TAKIUTI

Sandra Regina Takiuti

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 13:38

Boa tarde à todos!
Aproveitando a situação sobre a DCTF. ., como faço para entregar em dia...as dcts das empresas que mandam o faturamento em atraso?? isto esta ocorrendo sempre com uma empresa, ela tem faturamento e manda a cada dois meses..posso entregar a dctf com valores de 0,01, para não gerar amulta com atraso?? Alguém já passou por esta situação??Grata

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 14:07

Boa tarde Sandra,

Nada a impede de fazer o que propôs, entretanto agindo assim além de ter o retrabalho de retificar todas as DCTFs, estará fomentando a prática hoje adotada por esta empresa. Mais cedo ou tarde a Receita Federal irá notificá-la pelas constantes retificações que deixarão clara a intenção de fugir do prazo e da multa.

Face a isto, notifique (por escrito) a empresa em questão mencionando a legislação atinente ao assunto e comunicando que as DCTFs só serão elaboradas e entregues quando você tiver condições (documentos) que permitam eleborá-la e que as multas decorrentes do atraso devem ser pagas pela empresa.

Tenha em conta que a DCTF é uma confissão irretratável de dívidas e você não pode (repetidas vezes) informar que deve apenas R$ 0,01 para depois dizer que deve mais do que isto. A retificação é permitida em eventuais casos de erros, não propositalmente para se ganhar tempo.

...

SANDRA REGINA TAKIUTI

Sandra Regina Takiuti

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 14:11

Boa tarde, Saulo!
Realmente concordo com sua resposta... não podemos ficar criando jeitinho pra tudo, até porque o cliente se acostuma com isso. ( e vai inclusive achar que é uma obrigação do escritório fazer isso), mas vou fazer o correto.
Obrigada

SANDRA REGINA TAKIUTI

Sandra Regina Takiuti

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 16:28

Oi Juliana... gerou sim, mas só fiquei sabendo na pesquisa situação cadastral... por isso ... que acabei entregando algumas dcts com esse valor, e depois retificando..mas ja mandei comunicado para empresas mandarem os documentos em tempo habil...
abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.