x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 3.970

Tributação Lucro Presumido

Josimar Baldo

Josimar Baldo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2011 | 17:29

Empresa cuja atividade é o Transporte rodoviário de cargas
têm os seguintes percentuais para determinação da base de cálculo da CSLL e do IRPJ respectivamente:

CSLL 12% (conforme art. 20 da Lei 9249/95 alterado pelo art. 22 da lei 10684/2003)

IRPJ 8% (conforme art. 518 do RIR)

Josimar Baldo

Josimar Baldo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 agosto 2011 | 10:09

Você deve corrigir o valor declarado do débito na DCTF da competência Março/2011, que foi a declaração na qual você informou o débito de IRPJ e CSLL do 1º. trimestre... Quando for realizar a entrega da competência Junho/2011, você informa o valor apurado correto e o valor que foi efetivamente pago referente o 2º. trimestre... Assim vc terá informado à Receita os valores pagos a maior... Depois você pode fazer a PER/DCOMP para compesar os valores pagos a maior com outros débitos administrados pela Receita Federal...

Anderson Quirino

Anderson Quirino

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 09:56

Bom dia Pessoal

Preciso efetivar um cadastro no SICAF, para concorrer a licitações públicas e me pediram um comprovante de opção pelo Lucro Presumido. Alguém sabe me dizer qual é o tipo de comprovante aceito de que uma empresa está no Lucro Presumido?


Obrigado.

Josimar Baldo

Josimar Baldo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 10:20

Eu desconheço a existência de qualquer termo de opção pelo Lucro Presumido. ..

A opção pelo Lucro Presumido se dá através do pagamento do IRPJ no início de cada ano-calendário, conforme disposto no artigo 516, §4º. do RIR...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.