x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 7.506

Calculo PIS e COFINS na importação

Felipe de Oliveira

Felipe de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 14:35

Pessoal Boa Tarde!

Estive verificando em alguns topicos antigos porém para mim ainda não ficou claro o calculo para a base de calculo do PIS e COFINS - Importação.
Estou em um novo emprego e bem no primeiro dia me pediram para conferir uma D.I, estou desesperado kk

Vejam só..

VA: 672,62
I.I 121,07
IPI 119,05
Aliquota ICMS 18%
despesas aduaneiras: 29,40
Taxa siscomex 19,02

Com esses valores como eu chego na B.C?


Renato Domingues da SIlva

Renato Domingues da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 11:09

Bom dia Felipe

Antes tarde do que nunca !!!! A IN 572/2005 da SRF, instituiu a forma de cálculo do PIS e da COFINs nos casos de importação. Consegui uma cópia da Planilha elaborada em conformidade com a referida IN, se voce quiser que lhe passe uma cópia me passe seu e-mail. Por não ser bom em matemática, vou ficar lhe devendo explicar como ela foi elaborada, mas quanto ao seu preenchimento posso ajudar. Aproveito para colocar a disposição dos amigos que por ventura venham a necesitar da mesma para utilização.

Um abraço

Renato Domingues

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 14:43

Boa tarde

Em anexo arquivo disponibilizado por Renato Domingues da Silva.

Faça o download.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Tiago Camargo

Tiago Camargo

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Comércio Exterior
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 09:13

Olá,

Tenho uma importação conforme segue:

Valor Aduaneiro: R$ 39.911,52
II - 18%
IPI - 15%
PIS - 1,65%
COFINS - 7,60%
ICMS - 17%

De acordo com o arquivo do Sr. Renato (planilha para cálculos de PIS e COFINS) , gostaria de saber como é definido os valores de ICMS Dec. 32646 e taxa de utilização.

O valor de ICMS não está conferindo com o que me enviaram.
Será que é por que esse item tem substituição tributária (ST) ? O MVA é igual a 39% na entrada.

Para cálculos de ST devo utilizar o MVA de entrada?

Fico no aguardo de esclarecimentos. Muito obrigado!

Sds,

Tiago.

Jean Ramos

Jean Ramos

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 14:05

Bom dia Felipe,
Também sou novo nessa área e tenho uma dica: Para simples conferência de valores você pode consultar a página de Aduanas e Comex no site da Receita Federal onde a própria Receita disponibiliza um Aplicativo que simula os impostos a serem pagos na importação.
Gostaria até, da opinião dos amigos do fórum a respeito do aplicativo.

Atenciosamente.

"Se sabe, ensina. Se não sabe, aprende".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.