x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 148.780

Retenção Código 6147

Monica Fernanda Mota de Oliveira

Monica Fernanda Mota de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 11:54

Bom Dia

Emiti uma nota fiscal de venda CFOP 6102 para um orgão público, porém na hora deles pagarem eles fizeram a retenção 5,85% (IR=1,2, CSLL=1,00, COFINS=3,00 PIS=0,65) , ou seja me pagaram faltando o valor da retenção.

Minha dúvida é quando eu for fazer os meus impostos já posso descontar estas retenções? Assim como eu faço quando a retenção é em nota de serviços.

Reinaldo Brigatto Júnior

Reinaldo Brigatto Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 00:22

Boa Noite Mônica,

quando se vende ou se presta serviço para órgão público, os impostos são retidos, independente do valor faturado.

Você pode sim deduzir esses impostos como costuma fazer com o IR e com a CSRF (Lei 10.833), porém, deve ficar atenta quanto ao preenchimento da Dacon.

O código 6147 é referente a venda para órgãos públicos, portanto, no demonstrativo você deve informar como imposto retido para órgão públicos e quando você for preencher a última ficha, informando o código da retenção e o CNPJ da fonte pagadora, você colocará o código 6147 ao invés do 5952.

Att,
Reinaldo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.