x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.891

Empresa não optou pelo Simples

Cesar Melo

Cesar Melo

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 12:56

Boa tarde Pessoal,

Minha dúvida é sobre quando a empresa não optou pelo simples em 2011, pelas consultas que já fiz aqui, sei que ela terá que ser regularizada por outro regime de tributação, no caso seria pelo lucro presumido. .minha dúvida é sobre como regulariza-la, pois a mesma não emite nota fiscal, por ser um salão de beleza, sendo que se estivesse regular, provavelmente estaria enquadrada no MEI ou SIMEI....como posso legaliza-la este ano para em 2012 possa optar pelo Simples ? Tenho dúvidas de quais obrigações ela teria.

No mais, um abraço a todos

FELIPE RODRIGUES DA SILVA

Felipe Rodrigues da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 14:31

Ola Boa tarde

esta empresa ela esta ativa?

se nao tiver
tire uma tela de restrições perante a receita federal e veja qual o problema dela.

se estiver
veja qual a necessidade de ser uma pessoa juridica, pois com isso se vc for uma pequeno empreendedor apine pela situação de mei ou adere a tributação de lucro presumido, pois a condição do lucro real tera q ter apenas um pequeno faturamento e ira recolher os impostos normalmente mais se quiser se enquadrar no simples tera de enquadrar ela somente em janeiro e quando e liberado a opção do simples.

Mauro Gandara Calzado

Mauro Gandara Calzado

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 15:33

Cesar Melo,

Se a empresa não está no simples e a opção é a do Lucro Presumido o maior problema de tudo isso são as declarações, uma vez que as multas pelo atraso de DCTF e DACON (semestrais) são de R$ 500,00 cada uma.
Isso se ela não tiver funcionários ou até mesmo no aluguél onde existiu a rentenção de IRRF - isso terá também a DIRF em atraso.

Cesar Melo

Cesar Melo

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 23:47

Olá pessoal,... Felipe e Mauro, obrigado pelas respostas.....e seguem mais algumas dúvidas:

Achei estranho uma coisa, o cliente achou pagamentos de algumas guias DAS de 2010, porém na guia está escrito " esta empresa não é optante pelo simples nacional"...............agora não entendi, pois para fazer parte do MEI ou SIMEI não é obrigatorio ser optante pelo Simples Nacional ?

Como o antigo contador sumiu, e não tenho os códigos de acesso para fazer uma consulta mais detalhada se foi entregue a DASN em 2011, será que é possível ele ter feito a opção e por algum motivo, ela estar pendente ? Pois estou me baseando apenas na consulta de optantes que não requer nenhuma senha de acesso, e a consulta diz que a empresa não é optante pelo simples..........e outra questão é que a consulta de débitos na receita não informa nenhum débito fiscal, apenas ausência da DCTF de 2008 e 2009, e DIPJ de 2010, ...............pergunto: como o cliente não recolheu nenhum imposto em 2011, não teria que aparecer algum tipo de débito ?

Obrigado por enquanto
Cesar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.