x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.436

Orientação contábil (tributaria)

Gustavo Pedreira

Gustavo Pedreira

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 12:35

Alguém poderia me ajudar com o seguinte problema.

Meu pai estava em um contando muito desorganizado, agora ele faleceu, e esta fechando a contabilidade. Bom estou fazendo ciências contábeis mais estou no começo, não entendo da parte tributaria, só por leitura, então como estamos mudando de contador gostaria de chegar e poder falar alguma coisa que eu entendesse com ele.

A Empresa do meu pai é Lucro Presumido, estava conversando com ele, ele não sabe se paga CSLL, IR, PIS, COFINS, porque ele disse que o contador declarava sem movimentação mas pô ele emite nota fiscal, a empresa dele é prestação de serviço da construção civil. (meu pai tbm é desorganizado)

Ele tem uma folha de pagamento de aproximadamente R$ 12000, INSS por parte dos empregados aproximadamente R$1000 (não estou com os valores no momento mas são bem pertos disso) ele emite de 3 a 4 notas fiscais por mês dando um valor de aproximadamente R$40.000/mês (só prestação de serviço sem material)

***QUERO SABER:***

*De um modo bem pratico quais impostos e quanto ele deve pagar por mês sendo lucro presumido e o valor dos impostos: CSLL, INSS PATRONAL, FGTS, PIS, COFINS, IR(SEI QUE É A CADA 3 MESES MAS PODE TER UM VALOR POR MÊS, GOSTARIA TBM)e etc.

*Se caso ele mudasse para SIMPLES NACIONAL, a folha de pagamento diminuiria e os impostos tbm por ser imposto único (mais baixo) qual seria o valor?

*Por favor, realmente preciso dessas informações para ajudar o meu pai, acho que ele paga muito imposto e não entende e ta ficando cada vez mais difícil, queria ir conversar com um novo contador com essas informações para não falarem “deixa como esta”.

por favor me ajudem

obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 15:01

Boa tarde Gustavo,

Dois aspectos importantes:

1 - Se a atividade desta empresa é a construção civil, ou seja, se ela apenas efetua a construção, não vende os imóveis que constroi, pode (sim) ser optante pelo Simples Nacional que neste caso é (indubitavelmente) "mais barato" do que ser tributada pelo Lucro Presumido.

Entretanto esta opção só poderá ser feita a partir de 1º de Dezembro e só valerá a partir de 1º de Janeiro de 2012.

2 - Se o Contador declara que a empresa está "sem movimentação" ela não paga impostos e você não tem como afirmar que seu pai "paga muito imposto".

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 17:00

Boa tarde Gustavo,

Exatamente!

Esta empresa não esteve (ou está) sem movimento posto que inclusive possui funcionários.

Diante da impossibilidade de arguir o contador, você deve contratar outro profissional ou empresa contábil que promova o levantamento da situação fiscal e contábil desta empresa para que você tome conhecimento e ordene que sejam tomadas as providências cabíveis.

Nada pode ser feito ou aventado antes de se ter conhecimento do que realmente aconteceu.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.