x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 4.031

MEI Importação

Francisco de Assis

Francisco de Assis

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Sábado | 20 agosto 2011 | 05:34

Bom dia pessoal.

Como MEI poderei obter registro no RADAR ?

Pretendo me registrar como MEI, a empresa sera de comercio varejista de produtos de informática, eletrônicos e ferramentas, sendo que meus fornecedores são todos do exterior, o fluxograma do negocio seria o seguinte:

exportador no exterior > minha empresa > meus clientes no varejo

No site da RF consta duas modalidades de importação, importação por encomenda e importação por conta e ordem, sendo que nem um deles é especifico ao tipo de negocio que eu quero montar, o que mais assemelharia seria a importação por encomenda, sendo que consta o seguinte texto no site da receita:

“A importação por encomenda é aquela em que uma empresa adquire mercadorias no exterior com recursos próprios e promove o seu despacho aduaneiro de importação, a fim de revendê-las, posteriormente, a uma empresa encomendante previamente determinada, em razão de contrato entre a importadora e a encomendante, cujo objeto deve compreender, pelo menos, o prazo ou as operações pactuadas (art. 2º, § 1º, I, da IN SRF nº 634/06).”

Notem a esta parte “... a fim de revendê-las, posteriormente, a uma empresa encomendante previamente determinada, em razão de contrato entre a importadora e a encomendante, cujo objeto deve compreender, pelo menos, o prazo ou as operações pactuadas (art. 2º, § 1º, I, da IN SRF nº 634/06).”

O problema é que não irei revendê-las a uma empresa encomendante, como seria o caso de uma distribuidora vendendo a um lojista, ou similar, irei revendê-las a pessoas físicas em sua maioria, no varejo.

Então, como faz ?

Eu sei que MEI não esta isento dos impostos de importação, mas sera gerado gerado ICMS operações ? Ou o MEI pagara apenas o ICMS simbólico ?

Aguardo ansioso a resposta dos senhores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.