x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.481

Preenchimento de DCTF

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sábado | 20 agosto 2011 | 23:32

Olá.

Sou responsável pelo preenchimento da DCTF dos clientes da empresa onde trabalho e tenho uma dúvida. Por que quando importo os dados do sistema scrita da nasajon para a DCTF é necessário dar baixa no pagamento do darf ? O caso é que muitos clientes não pagam no dia correto do vencimento e na dctf o preenchimento tem que ser feito lançando o darf e o valor do débito.

Agradeço desde já.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 21 agosto 2011 | 09:34

Bom dia Tatiana,

Verifique a possibilidade de importar as informações para elaboração da DCTF via programa com o serviço de suporte da Nasajon.

Esta possibilidade deve ser comum em todos os programas contábeis.

...

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Domingo | 21 agosto 2011 | 15:33

Oi Saulo, essa possibilidade já foi feita e o próprio suporte da Nasajon nos informou que o correto é dar baixa no pagamento. Acontece que não podemos dar baixa por que os clientes não pagam e o preenchimento da Dctf correto só acontece com o lançamento do darf pago. Ha não ser que eu preencha só o valor do débito mas não sei se a receita vai considerar.

Anderson Quirino

Anderson Quirino

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 00:17

Tatiana essa exigência do sistema é justamente para te proteger. Do contrário corre-se o risco de vc confessar o débito a receita federal e não confirmar o pgto. Se não tiver essa "trava" o pagto do débito não será reconhecido e a receita expedirá uma notificação de débito que poderá ser inscrito em divida ativa.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 10:03

Bom dia Tatiana,

A "trava" mencionada pelo Anderson não tem razão de ser.

Se por um lado ela "protege" o contabilista diante da possibilidade de informar (na DCTF) apenas os débitos, pelo outro impede que se importe as informações para sua elaboração.

Se formos considerar a relação custo/benefício, teremos constatada a impropriedade de tal trava. Isto porque é bem mais fácil, menos custoso e trabalhoso simplesmente anotarmos os pagamentos (se efetuados antes da transmissão da DCTF) do que sua elaboração propriamente dita.

Repito, deixarmos de importar - em detrito da praticidade que isto nos traria - o arquivo da DCTF diretamente de nosso programa contábil apenas porque o cliente não pagou os impostos e contribuições ali informados é inadmissivel.

...

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 22:05

Concordo com ambas opiniões. Porém não faz sentido vc confirmar um pagamento sem ter realizado. Acontece que se esse processo for realizado eu teria que retornar ao sistema e deletá-lo para não criar conflitos com o setor contábil. Para mim seria essencial importar os dados uma vez que não haveria erros de digitação. Mas qual a lógica para o sistema da receita preencher um pagamento com darf sem que o valor esteja realmente pago?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 13:27

Boa tarde Tatiana,

Você não leu - nem na resposta do Anderson, nem na minha - que deva "confirmar um pagamento sem ter realizado"

até mesmo porque se for prática habitual seria entendida pela Receita Federal como "clara intenção de fraudar o fisco". O que eu lhe disse (e repito) foi: "deixarmos de importar - em detrito da praticidade que isto nos traria - o arquivo da DCTF diretamente de nosso programa contábil apenas porque o cliente não pagou os impostos e contribuições ali informados é inadmissivel"

O programa deve - necessariamente - permitir que o arquivo que deve ser importado para geração da DCTF seja emitido independentemente do fato de os débitos estarem pagos ou não.

...

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 21:13

Tudo bem, mas fala isso pra Nasajon que não entende essa questão. O sistema está correto se há um pagamento ele tem que ser quitado. A questão toda é a Receita federal, que além de dificultar as coisas para os contribuintes, cria sistemas horríveis que nem consegue cruzar os dados corretamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.