x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 886

Compensação de impostos apurados por estimativa

Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 30 agosto 2011 | 20:55

Boa noite a todos!

Alguém sabe me informar se eu posso usar o saldo negativo de IR para compensar CSLL apurada por estimativa?

Obrigada,

Aline Pinho

Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 09:09

Bom dia, Saulo!

Obrigada pela atenção.

Mas mesmo tratando-se de um crédito anterior, que não tem relação com a CSLL apurada nesse período?

Essa situação acontece porque, caso eu apure CSLL a compensar no fim do exercício, eu não poderia fazer compensação de compensação?

Obrigada,

Aline Pinho

Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 18:31

A quem possa interessar...

Essa questão foi levada ao advogado da empresa que explicou o seguinte:

"Havia uma restrição a essas compensações na famigerada MP 449/08. Brigamos muito no passado com a Receita Federal por causa dessa vedação (a Receita entendia que deveria ser pago em dinheiro somente). Felizmente, quando da sua conversão em Lei (11.941/09) o texto que vedava essa possibilidade foi vetado. Ou seja, a compensação das estimativas mensais de IR e CSLL pode ser feita normalmente com tributos administrados pela Receita à exceção dos créditos previdenciários."

Att,

Aline Pinho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.