x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.171

Ganho de capital - IRPF 2011

Mohamad Kassem Najm

Mohamad Kassem Najm

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 setembro 2011 | 15:12

Meu pai comprou um imóvel em 1996 que forá me doado em 2006.
Hoje em 2011 vendi o imóvel. Gostaria de saber se quando eu for declarar o GCAP 2011 devo colocar no campo data de aquisição a data de 1996 que foi quando meu pai adiquiriu o imóvel por força honerosa a data de 2006 quadno me foi doado o imóvel ????
OBS; o valor do ben foi mantido no ato da doação quando feita a doação.

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 09:06

Bom dia Mohamad,

Para todos os efeitos a aquisição/recebimento do bem por doação se deu em 2006.

Vale dizer que é esta a data que deve ser considerada quando dos cálculos do eventual ganho de capital.

Por oportuno cabe lembrar que existem algumas situações em que o ganho de capital é isento do imposto de renda.

...

Mohamad Kassem Najm

Mohamad Kassem Najm

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 22:21

Eu tinha o mesmo entendimento e até tinha pego no manual do IRPF do ano passado e era condizente.
Porém será que não dá margem para uma discução jurídica o fato da aquisição por força honerosa ou não.
Ex:
Quando voce compra uma bem houve força honerosa.
Quando voce recebe em doação não.

Será que na hora de prencher o gcap eu colocar a data de 1996 caso venha dar problema no futuro eu não possa argumentar com algo nesse sentido ??
A aquisição foi dada em 1996 quando houve força honerosa, etc... bla bla bla

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 10 setembro 2011 | 10:28

Bom dia Mohamad,

Seu pai dará baixa da DIRPF dele na data da doação e você a incluirá na sua na data do recebimento.

É entendimento lógico, unanime e não cabe discussão. Vale dizer que você não receberá qualquer assertiva no sentido de incentivá-lo a proceder de maneira errada.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.