x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.857

Recolhimento do DAS com valor a menor

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 13:51

Boa tarde!

O meu escritorio contabil recolheu o DAS do mes de Maio, Junho e Julho com valor a menor. Por exemplo a aliquota do Simples é uma junção de varias aliquotas que torna ela uma aliquota unica. No meu caso a aliquota era de 8,04%, dentro dessa aliquota teria que ser recolhido 2,56% para o ICMS e 0,5% para IPI. Nesses meses acima o valor correspondente a essas porcentagens não foram recolhidos, ficando assim o valor do imposto menor do que deveria ser pago. O que deve ser feito para recolher esse valor?

Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 14:25

Não foram recolhidos por que você deve ter marcado esses tributos como se tivessem sofrido algum tipo de isenção. Se for esse o caso é só recolher marcando os outros tributos que você pagou anteriormente, como isentos.

Exemplificando no meu entendimento: O DAS é composto de uma série de tributos, quais sejam: PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, INSS PATRONAL, ISSqn, IPI e ICMS. Se você disse que não recolheu o ICMS e o IPI é por que, talvez até sem querer, você os marcou como se fossem isentos, imunes ou não incidentes; Desta maneira é só fazer o inverso, marcar os outros tributos que outrora você recolheu.

Eu já vi um caso de um colega contador não ter informado por engano o valor de competencia da Receita e informar apenas o valor do regime de Caixa, o que ocasionou a diferença de recolhimento por que o cálculo proporcional dos 12 doze meses foi afetado.

Espero ter ajudado.

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).
Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 14:28

Heloisa muito mais simples e correto, esqueci do detalhe da retificação que o sistema calcula automaticamente!

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.