x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 768

Mudanca Regime Tributação

César

César

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 09:57

Senhores,

A empresa onde trabalho será obrigada a mudar a forma de tributação no ano que vem se continuar com a média de faturamento mensal. Vamos ter que mudar do Presumido para o Real. Ouço dizer que o Governo pega pesado com empresas que são Lucro Real, em relação a fiscalização, SPED, etc. O que é real e o que é lenda nessa questão? As despesas que eu vinha contabilizando, posso continuar sem problemas? Alguém poderia me orientar ou me passar alguma fonte de informação?

Obrigado,

César

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 10:15

Cesar
Bom dia


No lucro real, contabilmente as empresas tem uma fiscalização eletronica mais intensa atraves do Sped contabil, atraves desta obrigaçao o governo pode comparar sua atividade com outras empresas do mesmo setor e se sua empresa estiver fora desta média pode sim chamar atenção de fiscalização, mas isso o governo poderá fazer de forma eletronica sem ter que visitar sua empresa.

Mudando para o presumido ou real os cuidados quanto as operações já devem ser analisadas por conta dos sped fiscais - ICMS/IPI (se vc estivr obrigado) e PIS/COFINS que são obrigadas nas duas tributaçoes.

Enfim, se a empresa estiver regular nas operações não há com que se preocupar, vc terá um "trabalho" maior em adaptar o seu sistema para atender as obrigaçoes acessorias.

O ideal é que vc já faça a analise tributaria considerando a melhor opção para vcs pois poderá afetar bastante a forma que vcs trabalham ao pagar o PIS/COFINS e o IRPJ/CSLL, o importante é vcs ja terem uma definição ainda estes ano pois qualquer decisão pode afetar o calculo do seu preço de venda.


Heloisa Motoki

César

César

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 12:11

Ok Heloisa, obrigado pela resposta.

Então vou rezar para que o faturamento não ultrapasse os R$ 48.000.000,00 para que não sejamos obrigados a mudar. É melhor ficar quietinho no Lucro Presumido mesmo. As mudanças aqui seriam gigantescas, principalmente no que diz respeito ao tratamento das despesas e adequação dos sistemas. Já somos obrigados a entregar o SPED-Fiscal e foi demais trabalhoso.

Ouvi dizer que essa faixa de faturamento iria aumentar para R$ 70.000.000,00. Tem alguma informação sobre isso?

Obrigado,

César

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 17:29

Cesar
Boa tarde


O que eu tenho visto de mudança de faturamento é somente para o simples nacional que preve o aumento de R$ 2,4 milhoes para R$ 3,6 milhoes.

O que eu vi alguns anos atras, quando lançaram o sped contabil é que empresas do lucro presumido tb seriam obrigadas a declarar, por enquanto ainda não foi regulamentado.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.