x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.697

IR na fonte - Aluguel de PJ a PF

LYGIA RODRIGUES

Lygia Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 10:51

Colegas de profissão,

Preciso calcular o IR incidente no recido do aluguel da minha empresa a uma pessoa física. Como procedo? Há algumas taxas/impostos envolvidas no recibo, tais como:

condomínio= 80,00
agua/rateio = 50,70
iptu 07/10= 997,35


Valor do aluguel: 4.000

Tenho duvida se devo considerar somente o valor do aluguel e sobre quais aliquotas aplicar...

Conto com o apoio de vocês...

Desde já, sou grata.

Fiquem com Deus.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 11:10

Bom dia Lygia,



Ver orientação da Receita Federal do Brasil:


Cálculo do IRRF : Aplicar tabela progressiva para cálculo do IRRF.

Código do DARF = 3208 IRRF - ALUGUÉIS E ROYALTIES PAGOS A PESSOA FÍSICA






MINISTÉRIO DA FAZENDA
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL


SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 322 de 09 de Agosto de 2005


--------------------------------------------------------------------------------

ASSUNTO: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF

EMENTA: RENDIMENTO DE ALUGUEL -BASE DE CÁLCULO No caso de imóveis locados por pessoa física à pessoa jurídica, os valores referentes aos impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento, e às despesas de condomínio, não integram a base de cálculo para efeito de incidência do imposto de renda na fonte, sendo tais encargos passíveis de dedução do valor do aluguel bruto quando os mesmos forem suportados de forma exclusiva pelo locador.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
LYGIA RODRIGUES

Lygia Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 11:19

Oi Mario.. muito obrigada!

Acontece que eu havia procedido da forma com que a lei preve, isto é, só considerei o valor do aluguel (4000) e considerei a aliquota de 27,5%... porem o valor informado pelo cliente que insiste em dizer que sempre foi desta maneira é totalmente diferente do meu.... o mesmo achou um valor de 651,05.... acabou me confundindo...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.