x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 872

posso recuperar credito da DIPJ

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 11:21

Bom dia caros colegas, deixa eu tentar tirar uma duvida com vocês, uma empresa que acabei de pegar agora ela é lucro real, porém vi que nas declarações anteriores de DIPJ não foram reconhecida algumas despesas como depreciação por exemplo e mais coisas também e por sinal não foi feito lalur.
Tem como eu tentar uma restituição referente a essas declarações antigas ?


Como devo proceder ?


Atenciosamente,


Jorge

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 13:26

Boa tarde Jorge,

- Retifique a contabilidade (ECD) com vistas a incluir as despesas (encargos) com depreciação,

- verifique os reflexos tributários causados pelo aumento de despesas,

- retifique os DACONs, as DCTFs, a DIPJ e o Lalur

- elabore e transmita o Per/DComp

- Se fizer isto até o mês vindouro, não haverá a necessidade de retificar o FCont que já será transmitido com base em informações corretas

PS: Imagino que a "economia tributária" trazida pelo reconhecimento de tais despesas, sejam bastante para cobrir o custo adicional dos honorários contábeis, pois seu trabalho não será pouco e o cliente deverá vislumbrar "vantagens" em pagá-los.

...

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 14:01

Certo Saulo, ainda não verifiquei se a economia vai ser tão grande assim, a questão é que foram transmitidas DIPJ´s anteriores e não foram informada corretamente, também não foi feito o LALUR de anos anteriores.
Me diz, se não foi feito nos anos em que deveriam ser feito eu preciso fazer agora ? Assim, pode dar algum problema mais pra frente ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 14:58

Boa tarde Jorge,

Exatamente!

A escrituração do Lucro de Apuração do Lucro Real - LALUR é obrigatória e a falta dela pode ser motivo para desclassificação da escrituração contábil e consequente arbitramento pelo fisco. Os fatos geradores ocorridos em 2011 deverão ser informados no e-LALUR em Junho de 2012, ou seja a Receita Federal já instituiu o Lalur Eletrônico.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.