x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.092

Desenquadramento do simples nacional

ADAIR FREITAS DE FARIAS

Adair Freitas de Farias

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 17:44

Boa tarde!
Tenho uma empresa onde em 04/2011 ultrapassou o limite de simples nacional, ja comuniquei a receita atravez do portal e vou continuar calculando pelo simples até 12/2011, e em 01/2012 vou optar por lucro real ou presumido, certo? os mesmos sócios participam com mais de 10 % de outra empresa, preciso pedir o sesenquadramento dessa outra, ou posso ficar no simples? ( éssa ainda esta bem longe de ultrapassar o limite do simples), se alguem puder me ajudar, me dar uma luz a respeito de planejamento tributario, para saber a melhor opção eu agradeço.

Ederson Silva de Carvalho

Ederson Silva de Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2011 | 00:07

Se não me engano quando a empresa ultrapassa o teto do SIMPLES, à partir do mês seguinte ela já deve começar a apurar a receita pelo lucro pres. ou real.

Quanto aos 10%, o art. 3 da Lei Compl. 123/06 diz o seguinte:

"(...)§ 4º Não poderá se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, incluído o regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica:
IV - cujo titular ou sócio participe com mais de 10% (dez por cento) do capital de outra empresa não beneficiada por esta Lei Complementar, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo;
V - cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado de outra pessoa jurídica com fins lucrativos, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo;(...)"


O texto diz que a receita bruta total (soma da receita de todas as empresas) não deve ultrapassar o teto. Como no caso nós já sabemos que ultrapassou, vejamos as seguintes situações:

Situação 1.
Empresa A - Sócio com menos de 10%
Empresa B - Sócio com menos de 10%
Ambas podem se enquadrar no SIMPLES.

Situação 2.
Empresa A - Sócio com mais de 10%
Empresa B - Sócio com menos de 10%
Apenas a Empresa A poderá se enquadrar no SIMPLES.

Situação 3.
Empresa A - Sócio com mais de 10%
Empresa B - Sócio com mais de 10%
Nenhuma das Empresas poderá se enquadrar no SIMPLES.

*Caso algum dos sócios seja ADMINISTRADOR, será cálculado como se ele tivesse mais de 10%.
*Nas Situações 1, 2 e 3, deverá ser levado em consideração tbm se a empresa por si própria não possui alguma pendência impeditiva.


***No caso que você me informou para saber se a outra empresa será excluída, vai depender se algum dos sócios dela, possui mais de 10% ou é ADM da empresa que ultrapassou o limite.***

.......  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.