x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 716

Passar à condição de “EPP” para “ME”

LUIS ALBERTO S. DE OLIVEIRA

Luis Alberto S. de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 09:11

Uma empresa constituída desde 1996, optante pelo “SIMPLES NACIONAL”, na condição de “ME”, no ano de 2008 por ter ultrapassado a receita bruta, a Receita Federal (RF), automaticamente passou-a na condição de “EPP”. Fiz as devidas alterações (JUCESP e RF), e assim segue até hoje.

Nesse ano de 2011, a receita bruta dessa empresa, não atingirá o limite de “ME”, ou seja, R$ 240.000,00.

Se realmente a receita bruta no ano de 2011 ficar abaixo de R$ 240.000,00, portanto caracterizada como “ME”, para que efetivamente essa empresa seja re-enquadrada na condição de “ME”, ou seja, recolha o “DAS” nos percentuais até R$ 240.000,00, pergunto:

a) esse re-enquadramento acontecerá de forma automática pelo sistema da RF, e epois preciso apenas alterar na JUCESP a razão social de "EPP" para "ME"?

b) Se não for de forma automática pela RF, como devo proceder para fazer a opção?

Grato.

Luís Alberto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.