x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.120

cálculo pis/cofins/irpj e cssl no lucro real

JULIENE CAMILA

Juliene Camila

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 13:28

Boa tarde!

Alguem pode mim auxiliar no seguinte:
tenho uma empresa tributada pelo lucro real , e preciso saber uma coisa para cálculo do pis e cofins eu posso abater o credito das devoluções/vendas cancelas no mês e do mês anterior, só posso utilizar os créditos?
e para calculo do irpj e da cssl posso abater o valor das devoluções/vendas cancelas tudo?

se for dessa forma fico tendo duas bases de cálculo , uma para pis/cofins e outra para IRPJ/CSSL?

oBRIGADA,
jULIENE

Luis Fernando Manhoso

Luis Fernando Manhoso

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 14:04

Prezada Juliene.

As bases de cálculo para o PIS/COFINS e para o IRPJ e a CSLL nãosão as mesmas, sendo, resumidamente, como se segue:

PIS/COFINS: Receita de Vendas, excluído as vendas canceladas e devoluções, e, posteriormente, abatidos os créditos cálculados sobre os dispêndios com insumos.


IRPJ e CSLL: Receitas totais tributáveis, abatidas das vendas canceladas e devoluções, e, excluído os custos e despesas autorizados pelo fisco.

Assim, Juliene, de forma simplista, essas serão suas bases de cálculo.

Lembrando que é de extrema importancia um estudo amis aprofundado da situação.

Att.

Luis Fernando Manhoso (Twitter @femanhoso)


Luis Fernando Manhoso (Twitter @lflmanhoso)

Ciências Contábeis FEARP-USP

Consultoria e Planejamento Tributário

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.