x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.383

Retransmição de DCTF

Cássio Giovanni Gomes

Cássio Giovanni Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 14:29

Boa Tarde amigo do Forum.

Estou com uma dúvida sei que podem me ajudar.

Hoje estava fazendo a declaração referente a Agosto de 2011. Fiz certinho, Porem na hora de entregar a declaração mandei por engano a de Julho de 2011. ( porem a de julho entreguei corretamente no prazo mes passado).

A minha dúvida e o que pode ocorrer ja que retransmiti a de julho. se pode cancelar a transmicao que fiz no prazo mes passado e assim gerar multa?

E se tem como cancelar a entrega dessa declaração.

Desde ja agradeço a atenção.

cassio

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 16:48

Ola Cassio.

Não ha como transmitir uma declaração duas vezes, qdo voce tentar enviar a segunda vez o sistema informa que ja tem uma declaração deste periodo no sistema, a não ser que seja retificadora.

Para tirar de duvida, entre no portal E-CAC e veja as DCTFs que vc ja entregou.

abraços

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Nelson Matias

Nelson Matias

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 19:48

Ola Amigos,

Fui transmitir uma declaração (dctf) e deixei de informar a data e vr dos darfs recolhidos, uma vez que a empresa deixou de pagar. Recebi uma mensagem dizendo que não poderia ser transmitido sem o pgto.
Gostaria que os amigos me dessem uma ajuda nesse caso ou então me informassem os aspectos legais.

abraços

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 08:02

Bom dia Nelson,

O simples fato de não ter pago os impostos e/ou as contribuições informados na DCTF, não é motivo bastante para o impedimento da transmissão/recepção.

Se a empresa não pagou os DARFs em questão simplesmente não os relacione, ou seja, nada informe na ficha "Pagamento com DARF".

...

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 16:58

Cássio, compare os dois recibos e verifque as competências e datas de transmissão. Se a Receita aceitou o envio de duas dctfs da mesma competência, sugiro que você se dirija à Receita Federal e verifique como proceder, pois pode ser que pedindo o cancelamento do envio da declaração, a Receita cancele as duas declarações. Verifique na Caixa Postal do E-cac e no Consulta declarações se constam duas originais para o mesmo mês.

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Domingo | 23 outubro 2011 | 21:36

Olá Saulo.

No caso de a empresa não pagar os impostos e na hora de preencher a dctf, como devo proceder? Pois o programa não permite salvar e enviar somente com o valor do débito ou seja sem o preenchimento da ficha "pagamento com darf", dá erro.

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Domingo | 23 outubro 2011 | 23:00

Tatiana, você poderia informar os darfs como deveriam ser pagos no vencimento e a Receita alocaria nos débitos quando a empresa efetuasse o pagamento, levando em conta que o P.A. e vencimento fossem os mesmos e os encargos fossem calculados de maneira correta. Mas mesmo assim é complicado, pois a empresa pode pagar 2 ou três darfs para um mesmo débito, não tem como prever os valores a declarar, a não ser que se efetuasse a retificação da DCTF quando os pagamentos fossem efetuados. É importante informar aos responsáveis pela empresa que o envio da DCTF é uma confissão de dívidas perante o fisco e caso a Receita não localize o pagamento dos débitos, haverá os trâmites para cobrar os valores.
Também poderia se informar o valor de R$ 0,01 em pagamento do darf, somente para enviar a DCTF, mas da mesma forma que na 1ª sugestão, o responsável pelo preenchimento não estaria declarando os valores corretamente e haveria a cobrança do recolhimento por parte da Receita.

Qual o erro que dá?

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 21:13

Oi Isis, obrigada pela atenção. O que acontece é que na hora de gravar a declaração para ser transmitida, se for preenchida somente com o valor do débito, o programa aponta que não é possível uma vez que é obrigatório preencher o campo "pagamento com débito". A empresa onde trabalho tem cerca de 2.000 clientes e não consigo utilizar o sistema da nasajon pq só permite a importação dos dados para a dctf depois de ser dado baixa no pagamento, o que é impossivel uma vez que os clientes não enviam o comprovante dos impostos pagos ou simplesmente não pagam

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 07:49

Bom dia Tatiana,

Você deve exigir dos desenvolvedores de seu programa contábil que promovam alterações no sentido de permitir a importação dos dados para a DCTF mesmo quando não informado o pagamento dos tributos e contribuições dela constantes, até porque este fato é facilmente previsivel e bastante corriqueiro.

Não adote nenhuma alternativa paliativa, pois só lhe trará retrabalho e transtornos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.