x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.137

Pis e Cofins s/ ICMS ST

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 08:25

Bom dia a Todos !!

BASE DE CÁLCULO DOS CRÉDITOS DO PIS E COFINS

Linha 06A/01 – Bens para Revenda

Informar nesta linha o valor das aquisições, efetuadas no mercado interno, de bens ou mercadorias para revenda.

Atenção:

1) Não integra o custo dos bens e das mercadorias o IPI incidente na aquisição, quando recuperável pelo comprador.

2) O ICMS integra o custo dos bens e das mercadorias, exceto quando cobrado pelo vendedor na condição de substituto tributário.

3) Integram o custo de aquisição dos bens e das mercadorias o seguro e o frete pagos na aquisição, quando suportados pelo comprador.

Logo acima está parte da instrução de preenchimento da Dacon, no item 2, o qual diz que o ICMS integra o custo dos bens e das mercadorias, exceto quando cobrado pelo VENDEDOR na condição de substituto tributário.

Pergunto:

Quando ele trata do VENDEDOR na condição de substituto, este vendedor quem seria, eu que estou comprando a mercadoria para revenda, ou seria a empresa que está me vendendo as mercadorias e antecipou o ICMS ???

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 10:23

André,

2) O ICMS integra o custo dos bens e das mercadorias, exceto quando cobrado pelo vendedor na condição de substituto tributário.

O vendedor na condição de substituto tributário, é o fabricante ou o importador da mercadoria, ou seja, a empresa que vendeu o produto para você.

Portanto, não pode se apropriar do crédito referente ao icms st, destacado na nota fiscal de compra das mercadorias

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.