x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 6.140

Impostos Federais Doação

Douglas Adolpho

Douglas Adolpho

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 11:53

Saulo bom dia.

Desculpe mais eu li varios topicos sobre bonificação no link deixado por você acima.

Tem alguns que falam que não incidem pis e cofins nesse tipo de operação, li um topico você falando que a bonificação é utilizado em promoções tipo pague 2 e leve 3 e assim tem que pagar todos os impostos da operação inclusive pis e cofins.

É necessario o pagamento dos impostos federais nesse tipo de operação?

Agradeço desde já a vosse compreensão

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 14:33

Boa tarde Douglas,

Exatamente!

A mercadoria em Bonificação nada mais é do uma promoção ou seja, sofre a incidência dos impostos e contribuições comuns e normais à operações de venda.

Via de regra quando determinada empresa se dispõe a enviar mercadorias sem ônus à seus clientes, não as envia a título de bonificação e sim como brindes ou amostras gratis.

A rigor sua empresa está fazendo simples propaganda. Ela irá cobrar por toda mercadoria mas entregará parte como venda e parte como bonificação. Seu cliente terá a sensação de que está ganhando quando na realidade está pagando também por esta bonificação.

Bonificação segundo o Dicionário Aurélio significa "Concessão de bônus", "Concessão que o vendedor faz ao comprador, diminuindo o preço da coisa vendida ou entregando quantidade maior do que a estipulada". Não há aí a idéia de gratuidade.

...

Douglas Adolpho

Douglas Adolpho

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 16:20

Saulo boa tarde.

Agora estou totalmente confuso.

O cliente fez uma consultoria na CENOFISCO os consultores disseram que não paga (PIS COFINS IRPJ CSLL) sobre a nota fiscal de bonificação. Fiz a simulação de uma nota fiscal em meu sistema (FOLHAMATIC) e a mesma não apura os impostos.

Você sabe me dizer se tem uma base legal sobre o assunto ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 17:59

Boa tarde Douglas,

Existem realmente duas linhas de entendimentos diferentes já que o assunto é bastante controverso.

Para que você analise melhor o caso e fundamente sua decisão, recomendo a leitura do artigo intitulado Bonificações e a tributação de autoria de Douglas Mota publicado pela Fiscosoft.

Em seu estado o entendimento diverge inclusive entre as Receitas Estadual e Federal.

...


denilson sarmento

Denilson Sarmento

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 12:00

Boa tarde Saulo, no caso de doaçao de terreno entre pessoas juridicas, todos os impostos sao devidos, existe algum beneficio.

Qual a obrigaçao de cada uma com o fisco.

Desde ja agradeço a atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.