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TRIBUTOS FEDERAIS

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Cálculo proporcional Simples Nacional

Carlos Vinicios Freitas dos Santos

Carlos Vinicios Freitas dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 14:41

Boa tarde!
Tenho a seguinte situação:
Um possivel novo cliente esta com problemas com seu atual contador, pois o mesmo atrasa os lançamentos das notas, gerando assim, um atraso no imposto devido. Pois bem, queria saber o seguinte:
A empresa esta a mais de 5 anos em atividade e quero pegar as notas q estão em atraso para eu contabilizar e apurar os impostos.

Porém nao sei se posso usar o método de Receita Bruta multiplicado por 12, ja q é o unico jeito, pois o contato com o atual contador da empresa é bem
complicado, dficultando q eu veja o faturamento dos ultimos 12 meses da empresa.

Posso fazer isso??

Abraço

Luis Fernando Manhoso

Luis Fernando Manhoso

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 15:14

Prezado Carlos, a legislação prevê, de forma clara, que somente empresas em início de atividade, ou seja, que não tenham 12 meses de faturamentos anteriores, podem utilizar este método para fins de trinbutação pelo SIMPLES NACIONAL .


Att.

Luis Fernando Manhoso (Twitter @lflmanhoso)

Ciências Contábeis FEARP-USP

Consultoria e Planejamento Tributário
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 16:38

Boa tarde Carlos,

Além da apropriada orientação dada pelo Luis, tenha em conta que você não deve (nem pode) exigir nada do contador em questão, pois ele não lhe deve a explicação alguma e qualquer coisa neste sentido irá causar notada má vontade em atendê-lo e constrangimentos desnecessários.

Quem deve exigir todas as informações que forem necessárias é o responsável pela empresa a quem o contador deve se reportar. Assim relacione todas as informações e documentos que você precisa e entregue a tal relação ao responsável pela empresa para que ele exija do contador em questão as informações/documentos que dela constam.

Você há de convir que você agiria da mesma maneira, negando (por motivos óbvios) qualquer informação à outro contador a menos que expressamente autorizado pelo responsável pela empresa.

...

josiane da silva

Josiane da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 18:29

olá gostaria de saber como faço para regularizar minha inscriçao estadual.. tenho uma loja e a inscriçao esta cancelada desde de 2009
como poço fazer? com quem falar? meu contador sumiu agora ta tudo os imposto atrazado como faço? obrigado josi

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 10:32

Bom dia Josiane,

Por mais obvio que isto possa lhe parecer a despeito de não darmos a solução esperada por você, a única alternativa que lhe resta é a de contratar outro contabilista, pois não é aconselhável tentar (sozinha) regularizar a situação fiscal e contábil de sua empresa.

Tenha em conta que além dos impostos atrasados, existem também obrigações acessórias sujeitas a multas pela não elaboração e transmissão.

...

Marcelo Augusto

Marcelo Augusto

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 16:06

Olá Josi,

Se o CAD-ICMS estiver cancelado a menos de 3 anos é possível solicitar a reativação do mesmo, mediante requerimento, caso contrário, terá que solicitar a baixa e posteriormente requerer novo cadastro. Se não regularizar este (baixando ou reativando), você não consegue outra Inscrição Estadual.

Quanto ao montante de impostos em atraso junto a SEFA, dependendo do valor, data e regime de apuração, podem ser parcelados, mas esta informação só o sócio administrador ou contabilista responsável pela empresa tem ascesso.

Vale lembrar que poderá também ter débitos junto a Receita Federal.

Você precisará contratar outro contabilista, pois a Inscrição Estadual fica vinculada ao mesmo.

À disposição.

Marcelo





Christian Alves

Christian Alves

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sábado | 31 março 2012 | 15:52

Aproveitando a pergunta da Josi
Regularizei a situação junto a SEF e Receita de minha empresa, que esta com a inscrição estadual cancelada, recebi 90% de desconto nos juros e paguei a vista, mas o valor do imposto devido parcelei em 11x, agora pergunto consigo baixar essa inscrição e solicitar uma nova com o parcelamento? Estou em Joinville-SC.

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