x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.315

Lucro Presumido está obrigadas ao Fcont

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 22:27

Boa noite Giovani.

Regra geral: Toda as empresas tributadas pelo Lucro Real estão obrigadas a elaboração e
transmissão do Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont) .

É o que se lê no Artigo 7º e § 4º, Artigo 8º da IN RFB 949/2009 cuja integra dispõe:

Art. 7º Fica instituído o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) para fins de registros auxiliares previstos no inciso II do § 2º do art. 8º do Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, destinado obrigatória e exclusivamente às pessoas jurídicas sujeitas cumulativamente ao lucro real e ao RTT.

§ 4º A elaboração do FCONT é obrigatória, mesmo no caso de não existir lançamento com base em métodos e critérios diferentes daqueles prescritos pela legislação tributária, baseada nos critérios contábeis vigentes em 31 de dezembro de 2007, nos termos do art. 2º


Vale dizer que as empresas tributadas pelo Lucro Presumido estão dispensadas desta obrigação.

...

RICARDO TOBIAS DA COSTA

Ricardo Tobias da Costa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 15:01

Saulo, boa tarde!

Pra esse ano, vc saberia me informar se as empresas do Lucro Presumido estão dispensadas? Tenho um cliente que era Lucro Real em 2010 então entreguei o FCONT ano passado, porém em 2011 optou pelo Lucro Presumido, agora estou com dúvida quanto a entrega deste ano. Uns dizem que é obrigado, outros dizem que não.
Se puder ajudar, desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.