x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 5.510

Fcont mudança de contador no meio do periodo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 14:16

Boa tarde Juliana,

A elaboração e transmissão do FCont assim como da ECD e do Sped PIS/Cofins deve ser providenciada pelo Contador responsável durante o período.

Vale dizer que se o contador que a antecedeu foi o responsável pela contabilidade do primeiro trimestre, deverá elaborar e transmitir o FCont referente aquele período, ou seja Janeiro a Março.

Não há como você elaborar o FCont do período em que a contabilidade não estava sob sua responsabilidade até mesmo porque você não tem os lançamentos contábeis em questão.

Você se responsabilizará (apenas) pela elaboração e transmissão do FCont do período referente aos meses de Abril a Dezembro daquele ano.

O procedimento é o mesmo adotado para escrituração e registro dos livros fiscais e contábeis, ou seja, cada contador deverá se responsabilizar pelo período em que a contabilidade esteve sobre seus cuidados.

...

Giselle M Kohler

Giselle M Kohler

Bronze DIVISÃO 4, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 11:42

Bom dia Saulo,
estou com o mesmo caso aqui, passamos a fazer a contabilidade de uma empresa em 01/10/2010, minha duvida é ali no campo: indicador de inicio de periodo, meu sistema gerou o arquivo do ultimo trimestre quando selecionei a opção abertura, mas posso deixar dessa forma?
Visto que essa empresa foi constituída em 2006?
Só que qual outra opção eu tenho?
Eu consegui passar o ECD dessa empresa só desse ultimo trimestre, porem lá no ECD não tinha essa situação, apenas pedia o período inicial e final, e consegui enviar sem problemas de 01/10/2010 a 31/12/2010.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 13:47

Boa tarde Giselle,

Diferentemente daquilo que nos foi passado na primeira pesquisa junto a Receita Federal,

e segundo recentes informações obtidas junto a mesma Secretaria, o arquivo que deve ser validado e transmitido referente ao FCont tem que ser único e abranger o período completo (JANDEZ), ou seja, mesmo que tenha sido elaborado por mais de um contador, deve ser mesclado para que possa ser recepcionado.

Vale dizer que você deve solicitar do contador que a antecedeu o arquivo do FCont referente ao período em que a contabilidade esteve a responsabilidade dele. Em seguida você deve gerar o arquivo referente ao período em que a contabilidade está sob sua responsabilidade.

Seu programa contábil deve ser capaz de mesclar os dois arquivos para que seja transmitido um só abrangendo os dois períodos.

...




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.