x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.077

Ganho de Capital

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 10:20

No caso de alienação de imóvel no qual sou co-proprietario, ou seja possuo 50% e meu irmão os outros 50%, sendo que o imovel foi vendido por R$- 100.000,00, como fica o ganho de capital?
No programa de Ganho de Capital eu calculo a minha parte como tendo alienado por R$- 50.000,00 ou pelo total R$- 100.000,00?
Se possivel com fundamento legal.

Desde já agradeço.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 17:38

Osmar,

Nesse caso voce irá calcular o valor do ganho de capital somente da parte que lhe cabe, ou seja 50%. Valor da venda R$ 50.000 e o valor da aquisição voce pega na coluna 2011 da declaração de bens. Abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
washington rodrigo dos santos

Washington Rodrigo dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 10:11

Bom dia amigos.

Estou com o seguinte problema.

Tenho um Ganho de Capital para fazer, com as seguintes informações:

1. Venda de uma casa pela viúva antes da conclusão do inventário (único bem);
2. A casa não consta na declaração do marido falecido;
3. Todos os herdeiros abriram mão de suas partes em favor da mãe para efetivação da venda.
4. Com o dinheiro da casa (obs. Único bem da família) foi adquirida nova residência.

Como devo proceder, entrar com 50% do valor na declaração do marido falecido e da viúva, transferindo a parte do ex-marido para a da viúva que já é dona de 50%?
Os herdeiros ao abrirem mão de suas partes caracterizam venda a mãe? Posso transferir a parte dos herdeiros como rendimento isento na declaração da viúva no campo 10 da declaração de IR – Transferências patrimoniais – doações, heranças, meações e dissolução da sociedade conjugal ou da unidade familiar para totalizar os 100% e depois efetuar a venda.

Ou posso entrar já diretamente com o valor total do bem na declaração da viúva e efetuar a venda da casa?

Alguém poderia me ajudar?

Nunca Esteja Associado ao Problema; Esteja Associado à Solução."

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.