x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 787

Dúvida sobre imposto e valor recebido

Jonathas Bastos Junior

Jonathas Bastos Junior

Bronze DIVISÃO 1, Montador(a)
há 12 anos Sábado | 10 dezembro 2011 | 00:03

Olá a todos,

Estou abrindo uma empresa de prestação de serviços que se enquadra na tabela 4 do super simples. Eu estava vendo que na primeira faixa de arrecadação o empresário paga 4,5% mais o INSS dos donos da empresa, neste caso eu.

Eu já trabalhei para algumas empresas dessa arêa e todas elas fazem assim:
Nos somos contratados por um número x de dias por um diária y, no final do trabalho é só multiplicar um pelo outro e pronto!

Só que agora estou abrindo a minha empresa, e estou numa dúvida, por exemplo: Uma instituição pede o seguinte orçamento para mim:

5 pessoas durante 10 dias cada.

Então eu farei mais ou menos assim: R$200x5= R$1000,00 por dia x 10 dias = R$10000,00
Depois eu acrescentarei os 4,5% para para ter os dez mil livres, até ai ok.

Desses dez mil, 8 são para pagar as pessoas e 2 são meus (um exemplo). Porém a minha nota foi emitida no valor de R$10000,00. Como eles não são meus funcionários o governo não vai achar que eu recebi todo o valor?

E em cima de qual valor eu pagarei o INSS?

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Domingo | 11 dezembro 2011 | 09:21

Bom dia Jonathas,

Para todos os efeitos sua empresa faturou os R$ 10.000,00 independentemente se as pessoas que trabalharam consigo estavam (ou não) registrados erm sua empresa. Para o fisco a destinação dada ao dinheiro recebido não importa, os impostos e contribuições incidem sobre o total das receitas.

Nota
- Todas as pessoas que trabalham para você devem ser registradas

- A cessão de mão-de-obra em determinadas atividades é fator impeditivo a opção pelo Simples Nacional.

...

Jonathas Bastos Junior

Jonathas Bastos Junior

Bronze DIVISÃO 1, Montador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2011 | 00:47

Bom dia Saulo

kkkkkkkkk, eu escrevi um texto enorme e simplesmente o forum vem me dizer que eu não estava mais logado... Vou tentar de novo...

Para todos os efeitos sua empresa faturou os R$ 10.000,00 independentemente se as pessoas que trabalharam consigo estavam (ou não) registrados erm sua empresa. Para o fisco a destinação dada ao dinheiro recebido não importa, os impostos e contribuições incidem sobre o total das receitas.


Então eu pagarei os 4,5% do simples e mais 11% de INSS? total 15,5%?
Onde está o simples nisso? COmo eu comprava as notas de empresas da mesma arêa de atuação e pagava 10%?

Todas as pessoas que trabalham para você devem ser registradas


Eu trabalho a 5 anos neste ramo e nunca fui registrado, simplesmente me oferecem o trabalho eu vou e recebo as minhas diárias. E como pode estas empresas prestarem serviços para grandes instituições sem manter nenhum vinculo trabalhista?
Qual poderia ser a melhor opção para resolver esse problema?, seria inviavél registrar 3 ou 4 pessoas e prestar serviços para uma empresa por 3 ou 4 dias em um mês...

A cessão de mão-de-obra em determinadas atividades é fator impeditivo a opção pelo Simples Nacional.


Esta parte eu não entendi, não achei nada sobre isso ainda...

Obrigado

Jonathas Bastos Junior

Jonathas Bastos Junior

Bronze DIVISÃO 1, Montador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2011 | 01:24

Bom dia Saulo,

Ok, agora eu vi de qual lei você tirou esta informação.

Mas eu enquadrei a minha empresa em montagem de feiras, estandes e exposições. Que pela lei pode participar do super simples. Então não vejo problema.

Obrigado pela sua ajuda até aqui.

Mesmo assim eu continuo com todas as dúvidas postadas anteriormente, caso alguem possa me ajudar eu agradeceria.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.