x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.661

Representação Contábil junto à Receita Federal

Andreia Pereira de Oliveira

Andreia Pereira de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2011 | 16:06

Me formei a mais de dez anos e possuo registro no CRC, porém nunca atuei. Resumo não sei mais nada de contabilidade. Gostaria de começar agora e preciso aprender muito. Como laboratório vou utilizar dois CNPJs que meu marido já abriu a certo tempo e nunca encerrou e com certeza tá todo encrencado.
Bom a minha primeira dúvida é se para buscar informações desses CNPJs junto à receita federal eu preciso de procuração ou se como contabilista possuo acesso a esses dados.
Tentei consultar algumas coisas pela internet sobre o CNPJ só que dai na hora de realizar o cadastro no site da receita eles pedem o número dos recibos de 2010 e 2011 que eu não tenho, pois sequer foram declarados.

Em suma gostaria de saber o que o contador precisa fazer para representar os interesses do cliente junto à receita federal?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 dezembro 2011 | 09:28

Andreia
Bom dia


Para fazer a consulta na RFB vc precisara de procuração com firma reconhecida, essa procuração deve ser assinada pelo representante legal da empresa.

O fato de ser contabilista da empresa não libera os dados no órgão e isso foi bastante "burocratizado" após os eventos que aconteceram nas ultimas eleições presidenciais.


Heloisa Motoki

Gerson Lins de Miranda Filho

Gerson Lins de Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 11:55

Cara Andreia,

Existem dois meios de acesso a dados dos contribuintes junto à Receita Federal: 1 - A criação de um código de acesso, que pede realmente os números de recibos de declarações anteriores; 2 - Atraves de certificação digital, que deve ser realizada pelo titular de cada CNPJ, que, inclusive, permite maior acesso aos dados.

Gerson Miranda

Andreia Pereira de Oliveira

Andreia Pereira de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 15:29

Heloisa,
boa tarde.

Quanto a essa a opção de criar o código de acesso para PJ que só esta sendo dada as empresas optante do simples nacional, conforme esclareceu. Ao tentar criar esse código de acesso, como disse anteriormente, me é exigido o recibo de 2010 e eu não possuo esse recibo.
Verifiquei a situação da empresa junto à receita e estavam pendentes as declarações desde 2007.
Então fui informada que tenho de fazer DASN de 2008, 2009, 2010 e 2011.
Acontece que para fazer o DASN eu preciso do código de acesso e para ter o código de acesso eu preciso do número do recibo de 2010. O que fazer?
Agradeço,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Domingo | 29 janeiro 2012 | 14:28

Boa tarde Adreia

Considerando as dificuldades encontradas por você e o fato de que esta empresa já pode ter sido excluídas da sistemática do Simples Nacional, aconselho-a a adquirir um Certificado Digital,

com ele você ou qualquer outra pessoa que o tenha e saiba da senha (mesmo sem procuração) poderá acessar a todas as informações existentes na Receita Federal acerca desta empresa.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.