x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 3.290

Lucro Real Atacado/Representante

Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 09:20

Bom dia caros amigos.

Minha duvida é a seguinte:

Eu tenho uma empresa que é do Lucro Real, ela é um comercio atacadista(compro da fabrica para revenda) , porem é tambem uma empresa representante comercial(representa a propria fabrica e recebe comissão).

No lucro real, como é a tributação sobre a venda(atacado) e qual a tributação sobre a prestação de serviço(representante).

Obrigado.
Desde já agradeço.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 09:57

Rafael
Bom dia


No lucro real via de regra:

- PIS / COFINS são tributados de forma não cumulativa, ou seja parte do adquirem pode se tornar credito na apuração do imposto (similar ao ICMS)

- IRPJ / CSLL são tributados pelo lucro real (lucro contabil ajustado).

Desta forma no lucro real para saber a tributação sobre cada operação vc deverá analisar separadamente os creditos que são gerados (PIS/COFINS) e o resultado.


Heloisa Motoki

Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 10:05

Obrigado Heloisa...

Pelo que entendi de forma bem resumida:

Venda por Atacado: 20.000,00
Comissão: 15.000,00
Total: 35.000,00

Despesas totais : 30.000,00

Lucro: 5.000,00 sobre o qual eu calculo 15% IR e 9% CSLL. (trimestral)

Considerando os devidos creditos:
Pis: 1,65% e Cofins: 7,6%

Isto esta correto?.
Obrigado.

Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 14:30

De forma geral sim... vc aplicara sobre as vendas Pis: 1,65% e Cofins: 7,6% e abaterá os créditos.

Perfeito.


So para finalizar....Sobre as prestações de serviço(comissão) é aplicado a tributação da mesma forma. Eu tenho direito da deduzir os creditos(despesas) da mesma forma.

Grato pela atenção..
Abraços

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2011 | 09:35

Rafael
Bom Dia


Sim, a metodologia é a mesma... há alguns serviços em que se permite o calculo na metodologia cumulativa, mas não é o caso.

No lucro real vc fara o calculo global das receitas - vendas e serviços juntos, a separação irá te ajudar a analisar a melhor forma de opção de tributação, depependo do do valor que vc tiver em serviços (se for maior que as vendas) pode ser que não compensa optar pelo lucro real pq não há muitos créditos.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.