x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 11.074

SPED Pis Cofins - CNPJ/CPF

Amanda de Moura Piva

Amanda de Moura Piva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 18:16

Olá! :)

Estou tentando entregar o SPED Pis Cofins, porém na validação apareceu o seguinte erro: CNPJ/CPF inválido. A empresa emite nota fiscal de venda ao consumidor e algumas o cliente não informa o CNPJ ou CPF no ato da compra. Para enviar a nota fiscal paulista, utilizo o CNPJ 0000.... para essas notas, porém o Sped não aceita esse número e nem o campo em branco. Como devo proceder?

...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 13:15

Olá amigo!

Também estou como esse problema... No meu caso são emissões de NF mod-1 a consumidor final não cadastrados no sistema...

Você já conseguiu alguma orientação?

Att.

DERMEVAL DUARTE

Amanda de Moura Piva

Amanda de Moura Piva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 17:34

Olá!
Uma consultora me informou que conforme Manual de Orientação da EFD Pis/Cofins, todos os participantes, ou seja, os entes envolvidos nas transações da empresa, deverão ser cadastrados, não sendo aceito CNPJs/CPF que não sejam originais. Somente nos casos de registros representativos de operações de vendas à consumidor final (Nota Fiscal de Vendas a Consumidor Final), o que é o nosso caso, inclusive os emitidos por ECF, não precisam ser informados os campos CNPJ e CPF. Também o campo CPF não precisa ser informado, nas operações representativas de vendas de bens e serviços a pessoas físicas estrangeiras.

Entrei em contato então com os consultores do programa que usamos e eles nos orientaram a deixar a NF sem destinatário (existe uma opção para isso), orientaram tambem a mudar a opção modelo da NF para ''NF venda ao consumidor''.
Depois de mudar todos os lançamentos do mês 07/2011, gerei o arquivo, e o mesmo, que antes estava com 1 erro (o do CNPJ/CPF inválido) passou a ter 46 erros
Portanto a dúvida ainda persiste, caso eu consiga algum sucesso, volto a postar

...
Luan Damin

Luan Damin

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 21 janeiro 2012 | 09:38

Bom dia.

Verifiquem suas notas de mercadorias para revendas, talvez o erro esteja em algum CNPJ/CPF digitado errado na hora do cadastro.

Outra coisa tive problemas relacionados a identificação da Raiz do CNPJ da empresa emissora no arquivo, nesse caso era um problemas do meu sistema mesmo.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 11:48

Pessoal, bom dia!

Recebi a orientação para utilizar o CNPJ da própria empresa quando houver vendas a consumidor final utilizando NF mod-1.

Eu não condordo... O que vocês acham?

Luan Damin

Luan Damin

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 14:01

Boa Tarde.

Não concordo. Você estaria vendendo para você mesmo. Emitir nota contra a propria empresa, só vi esses casos em devoluções, e em algumas transações com impostos.

Informações que possuo, a identificação deve ser feita por CNPJ(Juridica) ou CPF(Fisica) e nada mais.

Esse é o objetivo, saber de toda a sua movimentação, para quem vendeu e de quem comprou e cruzar os dados com todas as informações passada para o fisco.

OBS: Minha opnião.

Abraços

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 14:22

Concordo com você Luan.

O que eu acho estranho é que esse tipo de procedimento (vender a consumidor final com NF mod-1) é muito comum... Eu conheço pelo menos umas 3 empresas que fazem isso. Não utilizam ECF e nem NF mod-2 série D1 (documentos que não validam o registro 0150 no Sped) .

Sinceramente não consigo encontrar nenhuma solução...

Monica Ferreira Neves Israel

Monica Ferreira Neves Israel

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 16:10

Boa boa tarde, também estou com o problema do CPF no cupom fiscal destinado a consumidor final. Ao tentar validar mesmo colocando a opção CFECF, quando valido apresenta o erro no registro 150. Caso alguem tenha alguma solução para esse problema favor me avisar. Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.