x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.089

pis, cofins, irpj e csll

LUCIANA SAMPAIO

Luciana Sampaio

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 11:10

bom dia
amigos devido um pouco da falta de pratica quero um auxilio de voces, uma construtora de lucro presumido a 8%, nos construimos um imovel e agora vendemos nao tivemos incentivos nenhum, foi mao de obra propria ok, esse imovel foi vendido agora em janeiro por 1.250.000,00 emiti a nota fiscal e ja recebemos, minha duvida é sob os impostos incidentes nessa operacao veja se eu estou certo sob este valor o pis sera 8.125,00 cofins, 37.500,00 que é sao mensais to certo quero um auxilio.?
a minha outra duvida é quanto a IRPJ E CSLL estive olhando na receita, onde diz que devera ser apurado no trimestre. entao em 30/03 apuro isso como? posso deduzir as despesas que tiver ate la ou somente aplica as aliquotas? tipo que nem uma dre ? por exemplo se ate em 30/03 eu tiver de despesas 350 mil posso deduzir essa desp. e calcula o imposto sob 900 mil? é isso? alguem pode me ajudar ai?.....

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 12:59

Boa tarde Nivaldo,

Antes de tudo você deve estabelecer alguns parametros. Para tanto é imperativo que você responda os seguintes questionamentos:

O imóvel foi construído para integrar o imobilizado?
Foi construído para venda?
A empresa é também Incorporadora ou apenas Construtora?
Qual o custo deste imóvel?
Como foi reconhecido contabilmente?

Sem ter o conhecimento de tais respostas dificilmente alguém lhe orientará a contento.

...


LUCIANA SAMPAIO

Luciana Sampaio

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 13:52

ola Saulo, o imovel nao foi construido p/ integralizar o imobilizado ok, e sim para vender, ela é incorporadora ok, e o custo deste imovel ate 31/12/11 foi de 687mil e foi reconhecido contabilmente, conforme registros no livros .

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 00:17

Cara Luciana,

Pis e Cofins, respectivamente 0,65% e 3,00% ou seja os valores que você comentou estão corretos, vencerão no próximo dia 24/02/2012.

Irpj e Csll a apuração êh por trimestre encerra em 31/03 vencera em 30/04 e poderá ser parcelado se desejar.

Não ha o que se falar em deduzir despesas, pois Lucro Presumido a premissa êh a receita, faturamento e outras receitas que por ventura existirem.

Aplicara um percentual para achar a base de Irpj e um perçentual para achar a base de Csll, não esquecer no seu caso o adicional Irpj de 10%.


Não esquecer dacon e dctf também, ok!

Veja o que ira fazer om este lucro apurado, se ira deixar no caixa, aplicar ou distribuir aos sócios. Caso vá distribuir, observe as regras de distribuição.

Ah! Se houve imposto retido pela prestação serviços poderá ser compensado nas apurações dos tributos devidos mensal. Trimestralmente.

Saudações

Csl

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.