x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 901

Cálculo do DAS e ST ICMS

Jeremias Martins

Jeremias Martins

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2012 | 20:50

Estou com uma empresa, é um mercadinho, que adquire mercadorias dentro do estado dentre essas mercadorias algumas com encerramento de tributação de ICMS. Ou seja, a nota de compra já é emitida pelo fornecedor com todos os campos de icms zerados. E quando o mercadinho vender essa mercadoria já não pagará imposto sobre elas.
Como eu posso fazer o cálculo do Simples Nacional-DAS diante dessa situação?

Mauricio Lourenço Muniz

Mauricio Lourenço Muniz

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2012 | 21:31

Exemplo:

Faturamento total = R$ 10.000,00

Aos produtos recebidos com ICMS normal, em que a venda tenha sido feita através do CFOP 5.102, há a tributação do ICMS no DAS

Aos produtos recebidos com ICMS recolhimento anteriormente por substituição tributária, vendidos através do CFOP 5.405, não haverá a tributação.

5.102 = R$ 7.000,00
5.405 = R$ 3.000,00

No PGDAS, você irá lançar R$ 7.000,00 como venda de mercadoria s/ substituição tributária normalmente.

Enquanto que aos R$ 3.000,00 que são provenientes do CFOP 5.405, você irá seleciona a opção de "venda de mercadoria c/ substituição tributária" e na próxima tela, onde irá inserir o valor, verificará que há algumas abas com os impostos, procure por ICMS e selecione a opção "Substituição Tributária".

Proceda a emissão do DAS e ao imprimir o extrato mensal irá verificar que para o valor inserido no campo de venda de mercadoria c/ substituição tributária, o valor do ICMS irá aparecer zerado.

Mauricio Lourenço Muniz
Técnico em Contabilidade - Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.