x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.227

Impostos retidos na fonte

Mateus

Mateus

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 22:58

Ola.

Estou com uma situação e gostaria da ajuda de vocês.

Tenho uma empresa que presta serviço para outras empresas. E na receita esta acusando falta de pagamento de impostos que foram retidos na fonte das notas que minha empresa emitiu.

Alguem pode me explicar um pouco melhor como funciona isso por favor?

Todos os impostos não retidos na fonte foram pagos pela minha empresa. Eu achava que os que sáo retidos na fonte (Cofins por exemplo) era de responsabilidade da empresa contratante e não da minha. Afinal, eu tenho que garantir que o imposto retido na fonte será pago por uma outra empresa?

Muito obrigado.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 23:27

Mateus,
boa noite.

Qual objeto social da empresa?

Tenhamos em mente que nesses casos, a Receita Federal cobra do contribuinte débitos autodenunciados, o que equivale dizer que deverá fazer um pente fino nas declarações DCTF, DACON transmitidas para averiguar eventuais incoerências, retificandos-as se for o caso, pois parece ser o caso de antecipações abatidas dos débitos pagos, porém, não informadas (as compensações) nas declarações acima.

Averigue.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Rafael Estrela

Rafael Estrela

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 00:22

Lembrando também que o crédito de impostos retidos só devem ser toamdos após a certeza da retenção por parte do cliente, assim sendo, só é possível se creditar quando recebemos do cliente e confirmamos a retenção. Agora sim, você pode solicitar aos seus clientes cópias dos comprovantes de pagamento e como já dito pelo colega verificar suas obrigações acessórias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.