x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.686

Desconto de IR (NF de serviços)

Leandro Pires de Assis

Leandro Pires de Assis

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 13:26

Bom dia a todos.

Sou totalmente leigo em contabilidade, e preciso de um help de vocês.

Tenho uma empresa, fazemos games e outros conteúdos para celulares e os distribuímos para uma operadora de telefonia móvel.

Como é feito hoje: 1.000 usuários da operadora fazem download dos nossos jogos ou de conteúdos nossos (um exemplo), a operadora nos repassa um relatório, emitimos NF para ela, que nos paga em 30 dias.

Nesse relatório que ela nos envia, consta o valor bruto que esses downloads e acessos aos nossos conteúdos geraram, então são descontados tributos (27,18% de ICMS, 0,65% de PIS e 3% de COFINS) , do líquido restante é calculado nosso repasse, e emitimos uma NFe de serviços a ela.

Dessa NF emitida, são ainda retidos 1,5% de IRRF, 0,65% de PIS, 3% de COFINS e 1% de CSLL, ou seja, do valor que emitimos, é pago um valor 6,15% menor.

Nem sei se isso é correto ou não (ter algum esclarecimento de alguém que entenda disso já me ajudaria), mas minha dúvida principal vem agora:

Estamos começando a trabalhar como integradores também, o que significa que estamos colocando conteúdos de empresas terceiras na operadora paralelamente ao nosso. Daqui em diante, a operadora vai nos pagar, e teremos que repassar parte do recebido para essas empresas terceiras.

Como que lido com a questão do IR nosso?

O que quero dizer:
Supondo que a operadora nos pague R$ 10.000,00 líquido num mês X. Descontar os 6,15% retidos na NF antes de repassar o valor da empresa terceira OK, pretendo fazer, mas eu desconto também o que pagaremos de IR sobre o que recebemos da operadora?