x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 873

Parcelamento como declarar

Isabel

Isabel

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 16:28

Boa tarde,

Prezados Colegas,

Gostaria que me ajudassem a esclarecer a seguinte dúvida:

Tenho um cliente que ano passado caiu na malha fina e com isso teve imposto a pagar e optou pelo parcelamento do mesmo. Preciso declarar esse parcelamento da Receita na Declaraçao de Ajuste e , se for o caso em que campo faço isso?
Outra dúvida é se esse ano o meu cliente tiver restituição o valor será depositado normalmente, ou em função desse parcelamento, ficará retido?

Agradeço quem puder me ajudar, pois comecei há pouco tempo fazer declarações.

Obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 25 fevereiro 2012 | 10:01

Bom dia Isabel,

Se o valor total das parcelas vincendas deste parcelamento for igual ou inferior a R$ 5.000,00 não deve ser declarado, se superior informe-o na ficha "Dívidas e Ônus Reais".

Os valores a restituir só ficam retidos se houver débito decorrente de imposto de renda de pessoas fisicas não parcelado. Se parcelado para todos os efeitos o débito está garantido e a Receita Federal não pode reter os valores a restituir mesmo quando há parcelas em atraso.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.