x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 579

Imposto Retido mas sem baixa na receita

Germano

Germano

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 20:53

Boa Noite,

Prestava serviço para duas empresas, na qual as notas fiscais eram com valores maior de R$ 5.000,00 e ficavam retidos os 6,15%

Isto aconteceu no ano de 2006 e 2007, verifiquei agora junto a minha contadora e existem Cofins sem pagamentos, tentei entrar em contato com as empresas e as mesmas não me passaram os comprovantes.

O que devo fazer? Quando o imposto é retido a responsabilidade não passa para a empresa que reteve o imposto? Qual a solução para este problema, já me falaram em pagar e buscar um advogado.

Me ajudem.

Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 25 fevereiro 2012 | 11:54

Bom dia Germano,

Deixe-me entender. Se sua empresa teve a CSRF (PIS, COFINS e CSLL) retida pela fonte pagadora, seu contador deve ter informado a retenção e os dados da fonte retentora no DACON e na DIPJ. Na DCTF informou apenas o saldo a ser pago (se houve).

Diante disto como pode (hoje) existir COFINS a ser pago se não foram informados os débitos?

A fonte pagadora é a responsável pelo impostos e contribuições retidas e ao descontá-los dos valores pagos à sua empresa toma para sí a obrigação de quitá-los. Se não o fêz será cobrada pela Receita Federal e pode até ser acusada de apropriação indébita, mas em hipótese alguma sua empresa será cobrada do imposto que para todos os efeitos já pagou por antecipação.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.