x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.644

IRPF - Notificação de Lançamento

Oscar Pinheiro

Oscar Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 22:28

Recebi da Receita Federal uma NOTIFICAÇÃO DE LANÇAMENTO, descobri recentemente que a fonte pagadora (órgão público - Tribunal) emitiu um comprovante de Rendimentos para fazer a declaração IRPF (ano calendário 2010), porém informou valores diferentes (a maior) para a Receita Federal, alterando o valor dos rendimentos recebidos, bem como o valor do imposto de renda retido.
Além de, neste NOVO comprovante, informar o RRA (que não constava na 1ª folha de comprovante de rendimentos que foi utilizada em minha declaração).
Na Notificação de Lançamento foi reduzido o valor de restituição a que tenho direito, NÃO CONSTA MULTA, consta compensação de imposto retido sobre rendimentos omitidos.
Porém se eu fizer a RETIFICADORA utilizando o RRA, o valor da RESTITUIÇÃO sobre astronomicamente (bom para mim).
As dúvidas:
1) no site existem as opções de “SOLICITAÇÃO de RETIFICAÇÃO de LANÇAMENTO” - SRL e “IMPUGNAÇÃO”, qual utilizar neste caso?
pois ocorreu erro da fonte pagadora e eu não fui informado para retificar os valores, na verdade eu nem sabia de tal situação, até receber a carta da Receita Federal.
2) Ainda posso fazer a declaração RETIFICADORA ?, pois se utilizar o RRA terei uma situação de restituição muito benéfica.
3) Caso não possa fazer a declaração retificadora neste momento, após resolver a pendência na Receita Federal poderei retificar a declaração?
Grato,
Parabenizo pelo excelente site
Oscar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.