x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.266

Dctf/Dacon- pagamento tributos.

JOSE  ALMEIDA BISPO

Jose Almeida Bispo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 23:03

Boa Noite Pessoal,

Nesta data (24/02/12) emitir uma nota fiscal no valor de R$ 4.800,00 de uma empresa que presta serviços médicos, que no entanto sofreu apenas retenção de IRRF(1,5%) em virtude do valor da nota. E o pagamento será feito dentro do mesmo mês. Até aí tudo bem.
A minha dúvida é a seguinte: Na Dacon e Dctf de Fev/12 terei que informar o pis e cofins incidente sobre a NF, tendo em vista que o pagamento destas contribuições só se dará no dia 25 do mês subsequente, ou só terei que informar apenas na Dacon/Dctf de março/12.
Obrigado a quem puder compartilhar com a minha dúvida.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 25 fevereiro 2012 | 12:02

Bom dias Jose

Se em Fevereiro você emitiu Nota Fiscal no valor de R$ 4.800,00 e não houve retenção da CSRF (PIS, COFINS e CSLL) pela fonte pagadora, o débitos destas contribuições deve ser informado no DACON de Fevereiro. Na DCTF referente ao mesmo mês (Fevereiro) deverão ser informados os mesmos débitos e os dados referente ao pagamento (detalhamento dos DARFs)

O débito e o pagamento do IRPJ deve ser informado na DCTF de Fevereiro já diminuído do valor retido.

...

JOSE  ALMEIDA BISPO

Jose Almeida Bispo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 25 fevereiro 2012 | 17:40

Boa tarde Saulo,

Obrigado por ter respondido.
Me resta uma dúvida: Caso a NF fosse superior a R$ 5.000,00 E emitida dentro do mesmo mês(fev/12) e o pagamento só no mês subsequente (março/12), as retenções(pis/cofins) deveriam serem informadas na Dacon de fevereiro.Estou certo disto?
Saulo, em relação a CSLL eu não deveria informar o pagamento só na DCTF de março/12 tendo em vista que o IRPJ e CSLL são apurados e pagos trimestralmente?
Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 25 fevereiro 2012 | 19:17

Boa tarde José

Se a NF emitida em Fevereiro fosse superior a R$ 5.000,00 e o pagamento/recebimento só se desse em Março, você deveria informar o débito o pagamento do PIS e da COFINS na DCTF de Fevereiro e pagá-los em Março (data do vencimento). A CSLL (você tem razão) só vence em Março.

Os valores retidos quando do pagamento (em Março) serão diminuídos das contribuições correspondentes devidas no mesmo mês.

...

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 07:32

Bom dia,

Não sei se esse questionamento cabe a este tópico, porém estou postando aqui em busca de resposta que ainda não obtive.

Em consulta através do E-cac, apareceu pendencia de multa, referente
DACON do 1º Semestre de 2007, entregue em atraso.

O fato é, em 2011 já foi emitida CND que não constava essa pendência.

O curioso é que o período de apuração que apresenta na Situação Fiscal é 08/10/2007 e a Data de Vencimento é 22/12/2011.

22/12/2011 ????

Ocorreu alguma situação semelhante com alguém?
Grato.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.